A gestão do Tribunal de Justiça da Paraíba estará presente em todas as comarcas-sede de circunscrição a partir do mês de maio. Por meio do Projeto ‘Gestão em Movimento’, que será iniciado pela Comarca de Sousa, no dia 12 de maio, o presidente do TJPB, desembargador Fred Coutinho, acompanhado de equipe administrativa, vai dialogar com os integrantes das unidades judiciárias e apresentar os encaminhamentos sobre as demandas apontadas por servidores(as) e magistrados(as).
Os roteiros e dinâmicas dos eventos, que ocorrerão também em Cajazeiras (13/05), Patos (19/05), Campina Grande (20/05), Guarabira (26/05) e João Pessoa (27/05), foram detalhados em reunião realizada na terça-feira (29).
Para o presidente do TJPB, entender a realidade local é fundamental para aperfeiçoar o trabalho da gestão e melhorar o desempenho das comarcas. “Através de uma conversa franca e aberta, queremos discutir melhorias, aprender, priorizar a voz dos servidores e servidoras, juízes e juízas”, afirmou o desembargador Fred Coutinho.
De acordo com o diretor de Governança e Gestão Estratégica do Tribunal, Bruno Oliveira, a iniciativa permitirá a construção de soluções eficazes pela gestão do TJPB, criando um ambiente de trabalho mais colaborativo, ouvindo diretamente aqueles que fazem o 1º Grau de jurisdição.
O fortalecimento da comunicação interna e do trabalho em equipe, a empatia com a liderança institucional e a valorização do papel estratégico dos servidores são alguns dos resultados esperados com a ação, conforme explicou o diretor. “Nossa responsabilidade é mostrar resultados diante das demandas apresentadas”, acrescentou Bruno.
A gerente de Planejamento Estratégico, Caroline Leal, explicou que o projeto possibilitará, ainda, a inclusão das demandas prioritárias na proposta orçamentária do exercício de 2026. “A coleta de demandas é um passo crucial para garantir que as reformas e melhorias sejam direcionadas onde realmente são necessárias”, declarou.
Como apresentar demandas ao Projeto?
O diretor de Governança Bruno Oliveira explicou que servidores(as) e magistrados(as) interessados(as) em participar do projeto devem responder o questionário, acessando o QRCode disponibilizado na página de acesso ao PJe ou na tela inicial dos computadores do Judiciário estadual.
Até o momento, o sistema já contabilizou mais de 450 respostas, que serão compiladas, classificadas por tema, área e comarca e, em seguida, encaminhadas às diretorias. “Trataremos as demandas coletadas e já levaremos respostas de curto, médio ou longo prazo, pois, em muitos casos, já existem encaminhamentos sendo providenciados”, acrescentou.
Por Gabriela Parente e fotos Ednaldo Araújo