A coleta de dados do Registro Civil da Paraíba pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nas Varas de Família será automatizada e viabilizada de forma mais rápida. O assunto foi debatido, na segunda-feira (07), por representantes do Instituto, o presidente do TJPB, desembargador Fred Coutinho, e o diretor de Tecnologia de Informação do Tribunal, Daniel Melo.
“Essa parceria realmente pode trazer muitos benefícios, como a melhoria na coleta de dados, que ajuda na organização e na execução de políticas públicas”, destacou o presidente, ao aprovar o aperfeiçoamento da sistemática do Tribunal para fornecer dados ao IBGE.
De acordo com o superintendente estadual do IBGE na Paraíba, Roberto Salgado, os dados do Registro Civil são divulgados periodicamente, mas a coleta ainda não é feita de forma automatizada.
“Agora, as varas de Família realizarão seus trabalhos sem interrupções, enquanto o IBGE coletará, junto à Ditec, dados essenciais sobre casamentos, divórcios e outras estatísticas relacionadas ao registro civil de forma mais eficiente. Isso não só reduz os custos envolvidos na pesquisa, mas também garante que as informações retornadas à população sejam confiáveis e de alta qualidade”, declarou.
O superintendente acrescentou que a ênfase do trabalho não está em dados pessoais, mas em indicadores, garantindo a privacidade das pessoas e permitindo que os gestores públicos tomem decisões baseadas em dados concretos e números consistentes. “É um avanço significativo para a administração pública e para a sociedade”, concluiu.
Pelo IBGE, também estiveram presentes o chefe da agência de Campina Grande, Rafael Marconi dos Santos; a agente de Pesquisa e Mapeamento, Larissa Lima Serpa, e o chefe da Base Territorial do IBGE na Paraíba, Fernando José Câmara Lins.
Por Gabriela Parente