-
Lançamento da Semana da Saúde ocorreu na Sala do Pleno

Promover a saúde mental e o bem-estar de todas as pessoas que atuam no sistema Judiciário e para quem precisa recorrer à Justiça na busca por garantir seus direitos na área. Essa é a proposta da Semana Nacional da Saúde aberta, nesta segunda-feira (07), no Tribunal de Justiça da Paraíba, com uma palestra tratando sobre o tema. A programação segue até o dia 11.

O presidente do TJPB, desembargador Fred Coutinho, enfatizou que o Judiciário paraibano tem voltado seu olhar para o cuidado com a saúde dos(as) magistrados(as), servidores(as) e colaboradores(as), abrangendo a sociedade. “O Tribunal de Justiça da Paraíba vai ter uma semana muito rica. Teremos vários eventos, webinários e mutirões com julgamentos pró-saúde. Estamos com nosso olhar voltado para os que precisam de auxílio. O TJPB tem, sim, a sensibilidade de olhar para o próximo”, colocou.

-
Desembargador Fred Coutinho

A iniciativa é do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e, na Paraíba, é conduzida pelo Comitê Estadual do Fórum Nacional da Saúde (Fonajus) do CNJ. A desembargadora Anna Carla Lopes, coordenadora do Comitê Estadual de Saúde, lembrou que nesta segunda-feira também é comemorado o Dia Mundial da Saúde e que toda a semana será dedicada à questão.

-
Desembargadora Anna Carla

“Dentro dos temas essenciais a serem abordados durante toda essa semana, eu destaco a saúde mental, que precisa sair das sombras e ocupar um lugar de prioridade nas nossas reflexões e práticas. Em um ambiente naturalmente exigente, como é o Judiciário, é imperativo cuidarmos das emoções e da qualidade de vida de cada pessoa que atua nesse ecossistema. Que a Semana Nacional da Saúde seja, acima de tudo, um convite ao cuidado coletivo e à construção de uma cultura organizacional mais humana, empática e, sobretudo, acolhedora”, ressaltou.

-
Médica Maria de Fátima

Palestra – A palestra de abertura da Semana Nacional da Saúde foi proferida pela médica Maria de Fátima Oliveira dos Santos. “Nós sabemos que algumas doenças são oriundas do trabalho e elas comprometem a saúde do nosso aparelho psíquico. É importante abordar a importância de todos terem um cuidado especial com esse órgão invisível, que ninguém vê, mas que adoece”, falou.

-
Gevid promoveu serviços de atendimento médico

A gerente de Qualidade de Vida (Gevid-TJPB), Valéria Beltrão, lembrou que o Judiciário estadual tem pensando nesse cuidado diariamente. “Nós realizamos o foco específico na saúde, tanto física quanto mental, dos servidores e magistrados do Poder Judiciário. Realizamos a parte dos atendimentos em saúde mental às vítimas de violência doméstica, em parceria com a Associação das Esposas dos Magistrados e Magistradas da Paraíba, a gente faz, dá o apoio, o suporte também para a sociedade”, explicou.

Serviços – Quem participou do evento teve acesso a serviços de saúde, como aferição da pressão arterial, glicemia, massagem, entre outros. A servidora Adriana Ribeiro aproveitou para ver como estava a pressão e elogiou a iniciativa. “É uma coisa muito importante que o presidente dispõe aqui para nós, que é um serviço que o próprio setor de qualidade de vida presta para todas as comarcas e dispõe em alguns dias especiais”, destacou.

Por Nice Almeida

Escreva um comentário