O cinema paraibano merece aplausos permanentes. Apesar da escassez de recursos financeiros, a produção tem sido forte e de muita qualidade. Três de nossas produções cinematográficas estão no primeiro turno do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro. Por causa da pandemia do COVID-19, o evento ainda não tem data para ser realizado. As indicações paraibanas são dois longas-metragens e um curta-metragem.
O curta paraibano indicado e ‘A ética das hienas’. Os longas são ‘Ambiente familiar’ e ‘A noite amarela’. O curta tem direção de Rodolpho de Barros e tem um elenco fabuloso: Fernando Teixeira, Daniel Porpino, Suzy Lopes, Tavinho Teixeira, Servilio de Holanda e Marcelia Cartaxo. Olha a sinopse: uma fraude numa perícia de trabalho é descoberta, mas nada como um bom acordo no Brasil. Com a Justiça, com o mercado, com tudo.
‘Ambiente familiar’, também indicado, tem direção de Torquato Joel (estreando em longas). O elenco reúne nomes como Beto Quirino, Cely Farias, Fernando Teixeira, Suzy Lopes, Kassandra Brandão, Fernando Teixeira e Marcelia Cartaxo, além de Fagner Costa, Diogenes Duque e Jose Alex Oliveira. Esses três últimos são som protagonistas do longa, que traz um debate sobre estruturas familiar e de afeto.
O terceiro filme paraibano a aparecer nessa lista e ‘A noite amarela’. O diretor Ramon Porto Mota conta a história de um grupo de adolescentes que viaja para uma remota ilha do nordeste para comemorar a formatura do ensino médio. As brincadeiras e festas são gradativamente interrompidas pela sensação de que o lugar abriga um horror insondável. No elenco: Ana Rita Gurgel, Rana Sui, Caio Richard, Felipe Espíndola, Clara Oliveira, Matheus Martins e Marina Alencar.
No Grande Prêmio do Cinema Brasileiro são muitas as categorias de disputa e valem para Longa-Metragem Ficção, Longa-Metragem Documentário, Longa-Metragem Internacional, Longa-Metragem Ibero-Americano, Longa-Metragem Comédia, Longa-Metragem Infantil, Longa-Metragem Animação, Série Brasileira Animação, Série Brasileira Ficção – Tv Aberta, Série Brasileira Ficção – Tv Fechada/Ott, Série Brasileira Documentário, Curta-Metragem Animação, Curta-Metragem Documentário e Curta-Metragem Ficção.
Os profissionais dos filmes disputam as premiações de Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Atriz Coadjuvante, Melhor Direção, Melhor Direção De Arte, Melhor Direção de Fotografia, Melhor Efeito Visual, Melhor Figurino, Melhor Maquiagem, Melhor Montagem Documentário, Melhor Montagem Ficção, Melhor Primeiro Longa Metragem, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Roteiro Original, Melhor Som e Melhor Trilha Sonora.