Não é de hoje que a professora, pesquisadora e artista plástica Neide Medeiros Santos se debruça sobre a importância das mulheres para o desenvolvimento da sociedade. Aliás, não somente o desenvolvimento, mas também na luta contra o machismo.

Anayde Beiriz e Amelinha Theorga

Neide tem livros publicados a respeito de grandes mulheres, como Violeta Formiga e Eudésia Vieira. Essas duas, inclusive, juntamente com Amelinha Theorga e Anayde Beiriz, são destaques na exposição ‘12 mulheres que fizeram história’ no Brasil, com obras de Neide.

A exposição pode ser vista a partir da quinta-feira, dia 12, a partir das 15h, no Museu José Lins do Rêgo, na Fundação Espaço Cultural da Paraíba, em João Pessoa. Fica aberta à visitação somente até o dia 20 deste mês. São 12 obras em acrílica aquarelada sobre papel cansontelado.

A lista de mulheres homenageadas por – conforme Neide – serem pessoas a frente de seu tempo ainda conta com Auta de Souza, Bertha Lutz, Cecília Meireles, Clarice Lispector, Nise da Silveira, Raquel de Queiroz, Tarsila do Amaral e Maria Firmina dos Reis.

Eudésia Vieira e Violeta Formiga

Neide é de Jardim do Seridó (RN), mas está radicada na Paraíba há muitas décadas. Ela foi aluna de artes de Cremilson Soares, Cristina Strapação e Miguel Bertollo. Entre suas exposições estão ‘A criança e a leitura’, ‘Casarios antigos de João Pessoa’ e ‘Janelas do mundo’.

Professora doutora, tem formação em Letras e pós-graduação pela UFPE e UNESP/Car. Lecionou na UFAL, UFPE e UFPB. Escreveu livros na área de teoria literária e literatura infantil. Integra a Academia Feminina Paraibana de Letras (tendo como patrona Violeta Formiga).

Escreva um comentário