No último festival Cantatorre, em que tive a honra de ser apresentador, não perdi a oportunidade de conversar com Babi Paiva (um dos músicos mais importantes da cena cultural paraibana). Falei de minha admiração e do quanto o achava fantástico. Respondeu com um sorriso tímido e com um leve gesto de sim com a cabeça…
Aquele Cantatorre homenageou – muito justamente – Babi! A última vez que vi Babi tocando foi sexta-feira passada, em um bar próximo à Fundação Espaço Cultural, em João Pessoa…
É terça-feira, dia 11. Nem bem começa a manhã e entre as primeiras notícias desse dia está o ‘encantamento’ de Babi. Que triste! Babi, conforme anúncio feito por Edu Paiva nas redes sociais, faleceu.
Estava em casa e falecimento ocorreu durante a madrugada de hoje. Infarto. O velório está ocorrendo na Central de Velórios São João Batista. O sepultamento será amanhã pela manhã, dia 12, no Cemitério Santa Catarina, no Bairro dos Estados
Abelardo Cavalcanti de Paiva, o Babi, era irmão do também músico Paulo Paiva (falecido em maio de 2017). Exímios músicos. Divinos! Amantes do jazz e representantes de uma cena musical na Paraíba que transitava entre o experimental e a banda de baile.
Ao longo da carreira, Babi participou da gravação do LP ‘Estilhaços’, de Cátia de França, e também fez parte, como baixista, do álbum de Livardo Alves e Cachimbinho, intitulado ‘Com muito amor e pimenta’.
Desenvolveu ainda trabalhos com Zé Ramalho. Entre as canções autorais está ‘Por isso te chamo mel’, ‘Morena’, ‘Ponha a sua consciência em dia’, ‘Água de coco’, ‘Tô começando a gostar de você’ e ‘Enredo do que será’.
Após a carreira iniciada na década de 1970, Babi voltará a fazer o ‘dueto’ com Paulo. Aquela música divina passará a ser ouvida em outros palcos. Essa dupla continuará tocando sob a luz do luar em uma jangada viajando no ar…
5 Comentários
Grande Baby. Era fanzona, dele e Paulo. Realmente, haverá o reencontro de ambos, agora num plano de paz e luz. ?
Um músico fabuloso, preciso, desenvolto. ..completo. É chato não poder ouvi-lo por ums tempos. …ele volta. .qualquer dia.
Babi era um músico maravilhoso!!! Deu-me o prazer de sua amizade sincera e de me acompanhar ao violão durante muitos anos!! Desde o início de minha carreira musical!! Seus acordes maravilhosamente executados com extremo cuidado e atenção, conduziam a música de maneira leve e agradável. JAMAIS encontrei músico com sensibilidade semelhante!
Que Deus o receba, carinhosamente, em seus braços de paz ?
A Paraíba toda lamenta a perda de um dos maiores musicos do Brasil,estamos todos enlutados,pois nosso estado era bem representado e hj acordou com a tristeza de não poder mais suavizar nossa audição com a perfeição dos acordes que tão bem nos e cantávamos….sinceros sentimentos,descancar em paz Babi…!!!
Pessoa sensível e incrível que tive o prazer de conhecer e caminhar um pouquinho ao seu lado. Grande perda !! Tive a honra de podermos estar juntos um tempinho nesta vida. Foram momentos maravilhosos que se eternizarão em minha mente e coração. O dinossauro do rock !! Para mim, era o rei do swing!! Tocava com ritmo e melodia incríveis. Agora, segue alegrando o céu!! ???????♥️