O cineasta paraibano Ramon Batista acaba de filmar mais um documentário de curta-metragem. O título provisório é ‘O fim da história’ e tem como tema o casarão que pertenceu ao coronel João Pereira (pai do cangaceiro Chico Pereira), na cidade de Nazarezinho (PB).
‘A casa está em ruínas. Já foi tombada, mas falta ser restaurada. Minha luta é para que seja o primeiro Museu do Cangaço. Nesta casa estiveram cangaceiros do bando de Lampião”, declarou o cineasta Ramon Batista. Ele informou que a edição do curta-metragem será feita por Erê Teixeira, a partir do mês que vem.
O local conhecido como a “Casa de Chico Pereira” fica no Sítio Jacu. Foi morada dos familiares, e do próprio Chico Pereira, que entrou no cangaço em 1920. Chico Pereira e seu bando (junto com o bando de Lampião) invadiu a cidade de Sousa, no Sertão da Paraíba, em 1924.
A história registra Chico Pereira como um dos cangaceiros mais famosos do Estado. O casarão foi tombado pelo IPHAEP em 2021. “A casa é o personagem principal da documentário. É ela que vai contar a história através das marcas deixadas pelo tempo”, finalizou Ramon.