No mundo inteiro, cinema é ‘religião’. Não à toa, cinéfilos criaram religiões com base em filmes e personagens cinematográficos. É assim com ‘Matrix’, ‘Star Wars’ e mesmo com o diretor Ed Wood.

Zezita, Marcélia e Soia em ‘Pacarrete’

Cinéfilos são fiéis… E no Brasil não é diferente. Cinéfilos de João Pessoa, por exemplo, têm uma ‘igreja’. Melhor: um ‘templo’ que é ponto de encontro para quem deseja acessar – especialmente – o cinema brasileiro. E hoje é o Dia do Cinema Brasileiro!

19 de junho e 5 de novembro. Duas datas para os amantes do cinema brasileiro comemorarem. Fatos históricos (registros audiovisuais e exibições de imagens) definem essas datas. Ah! E o ‘templo???

O ‘templo é o Cine Bangüê, que funciona na Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), no bairro de Tambauzinho, na capital paraibana. Um lugar frequentado por 10 entre cada 10 cinéfilos da cidade.

Ingrid Trigueiro em cena do filme ‘Rebento’

Mês passado, mais de 1.300 espectadores assistiram aos filmes exibidos pelo Cine Bangüê. Neste mês de junho, estão exibição sete longas-metragens, inclusive as produções paraibanas ‘Rebento’ e ‘Desvio’.

Também em exibição longas protagonizados por paraibanos: ‘Pacarrete’ (com as atrizes Marcélia Cartaxo, Zezita Matos e Soia Lira) e ‘Toada para José Siqueira’ (documentário sobre o maestro paraibano).

‘A felicidade das coisas’, ‘Sertânia’ e ‘Tantas almas’ completam a lista de longas-metragens que estão exibição. Neste domingo, Dia do Cinema Brasileiro, dá para assistir ‘A felicidade das coisas’ e ‘Sertânia’, às 16h e às 18h, respectivamente.

Amém, cinema brasileiro? Amém! Amém, pacarretistas! Amém, rebentistas! Amém, desviados e siqueiristas! Amém, cinéfilos!!!

Escreva um comentário