A paraibana multitudinária Socorro Lira (premiada em 2012 e indicada em 2016 e 2017 ao Prêmio da Música Brasileira de melhor cantora na categoria regional) é a mais nova ‘membro correspondente’ da Academia Ludovicense de Letras de São Luís, no Maranhão, cuja matrona é a escritora negra Maria Firmina dos Reis (primeira romancista brasileira).
“Isso se dá pelo meu envolvimento com a obra de Maria Firmina desde 2017”, disse Socorro Lira, artista de Brejo do Cruz (PB), em conversa com o blog. Ela lançou um disco onde musicou poemas de Maria Firmina: ‘Cantos à Beira-mar’, 12º álbum de sua carreira.
Disco foi resultado do projeto AvivaVoz, com as escritoras Suzana Ventura e Maria Valéria Rezende, com a proposta de musicar 10 poetas mulheres dos séculos XIX e XX. Coube a Socorro Lira musicar obras de Maria Firmina dos Reis.
“Ano passado eu estive no Maranhão em março e fui à cidade de Guimarães, onde viveu Maria Firmina. Essa mulher foi para o Brasil o que Hipátia de Alexandria foi para Alexandria e, consequentemente, para o mundo. Ela passou muito tempo no esquecimento e eu penso: como é que um país esquece uma autora desse porte?”, indagou Socorro.
A cantora e compositora paraibana disse se sentir muito próxima de Maria Firmina dos Reis por vários motivos, inclusive o fato de ter de suportar uma cultura machista e misógina que não incentiva nem encoraja as mulheres e ainda nos fecha portas. “Temos de romper com essas estruturas limitantes”, disse a artista.
Socorro Lira comentou que se sente honrada por integrar a Academia Ludovicense de Letras de São Luís, no Maranhão, e agradeceu à diretoria da instituição.
Nas redes sociais, a escritora Ceres Costa Fernandes (integrante da ALL) comentou a respeito de Socorro Lira: “Esse diploma só ratifica o que você já é, amiga da ALL, do Maranhão, e divulgadora de Maria Firmina dos Reis através de suas composições inpiradas nos seus poemas. Somos muito gratas a você”, postou a escritora Ceres Costa Fernandes. Além de Ceres, Socorro Lira ainda agradece, nominalmente, à escritora Dilercy Aragão Adler pela indicação de seu nome à categoria de membro da ALL.
Socorro Lira também é escritora e lançou os livros de poesia Aquarelar (2007) e A Pena Secreta da Asa (Uka Editorial, 2015); e o infantil A Língua Que a Gente Fala (Ed. IMEPH, 2018). Também lançou o livro ‘Da perspectiva das orquídeas’.
Em 1998 recebeu o Prêmio Europa 98 da Associazione Senza Frontiere, de Lentate Sul – Seveso, Milão, Itália. Em quase 20 anos de carreira na música lançou 12 CDs, dois EPs e um DVD. Apresentou-se em países da Europa, África e América Latina, além do Brasil.
3 Comentários
Maravilha 👏👏👏👏👏
Parabéns pra essa grande artista brasileira!
Parabéns!