“DICAS DA SEMANA: Um conto: O alienista, Machado de Assis. Um pensamento: “Aquilo que falam de mim, não me diz respeito”. Mario Quintana Uma música: ‘Fixação’, Kid Abelha.”.
Exatamente como está acima (só que com links para acesso ao livro e à musica). Dicas de cultura muito interessantes para o fim de semana. Que coisa rica: Machado de Assis, Mário Quintana e – de quebra – o oitentismo de uma banda BRock que conquistou seu lugar na história.
As dicas culturais de Barroso ajudam a compreender o Brasil da gestão do presidente Jair Messias Bolsonaro.Um país mergulhado em pouco equilíbrio e pleno de loucurices perversas. Uma nação imersa na banalização do desrespeito, em um jogo político que envolve opressão, regressão e ambição pelo poder.
As ‘dicas culturais’ de Barroso (postadas logo após o ministro ser chamado de “filho da p…” por Bolsonaro) apontam para a loucura de quem deveria ter equilíbrio. Apontam para desejos golpistas. E também para fantasmagóricas fixações de uma sexualidade frágil – que somente Freud seria capaz de explicar…
Assim como em ‘O alienista’, vivemos uma ‘Revolta dos Canjicas’. Loucura, ambição e maldade de mãos dadas. Loucura, ambição e maldade com representação executiva… Um tempo que é ‘página infeliz de nossa história’ pede passagem e rodopios do estandarte do Sanatório Geral. Vai passar…
Em tempo: para compreender esse Brasil ‘louco’ e golpista, recomendo a leitura de ‘O alienista’: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.jsp
Imagino Bolsonaro como personagem desse livro de Machado de Assis. Se você já leu, deixe seu comentário e diga qual personagem você acredita que seria o presidente… Se não leu, por favor, não fuja desse prazer…