Desta terça-feira, dia 27, até o próximo dia 29, o cinema paraibano estará em Los Angeles e em San Diego, na Califórnia, Estados Unidos. Através das parcerias do Fest Aruanda, conforme o professor Lúcio Vilar, serão exibidos o curta-metragem ‘Era uma vez no São João’ e o longa-metragem ‘Desvio’.

Convidado da instituição acadêmica estadunidense, o professor do Departamento de Mídias Digitais da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Lúcio Vilar, produtor e curador do mais antigo festival paraibano, se fará presente nessa viagem de intercâmbio para exibições especiais, debates e para oficializar uma política de cooperação entre as duas universidades.  

A Mostra Aruanda Los Angeles/San Diego ocorre no tradicional cinema de rua ‘Los Feliz 3’ (fundado em 1934), em que serão exibidos os seguintes filmes (com direito a debate): a premiada animação paraibana ‘Era Uma Noite de São João’, da estreante Bruna Velden, e o longa-metragem ‘Desvio’, do cineasta e professor universitário (CCTA-UFPB), Arthur Lins, vencedor do Fest Aruanda 2019.

Em San Diego, também serão exibidos fragmentos do primeiro longa-metragem (‘silencioso’) produzido por Walfredo Rodriguez na Paraíba, ‘Carnaval Paraibano e Pernambucano’, de 1923, localizado na Cinemateca Brasileira em 2015, e telecinado a partir de pesquisa e tese de doutorado defendida pelo professor Lúcio Vilar na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).

Além desse evento, Vilar deverá fechar parceria para que filmes de realizadores (curtas-metragistas) do curso de cinema da San Diego State University participem de uma mostra especial no Fest Aruanda deste ano, agendado para o período de 5 a 11 de dezembro, em João Pessoa.

Escreva um comentário