O Prêmio Grande Otelo (que antes de chamava Prêmio do Cinema Brasileiro), realizado pela Academia Brasileira de Cinema, terá cerimônia no dia 28 de agosto e conta com paraibanos na lista de finalistas.
Evento (com transmissão ao vivo para todo o país pelo Canal Brasil e pelo Youtube da Academia) será na Cidade das Artes Bibi Ferreira, no Rio de Janeiro. Os filmes com maior número de indicações são ‘Mussum, O Filmis’, de Silvio Guindane, e ‘O Sequestro do Voo 375’, de Marcus Baldini (ambos finalistas em 12 categorias).
A lista de finalistas de 2024 reúne mais de 200 profissionais indicados em 39 diferentes longas-metragens brasileiros e 5 longas ibero-americanos. Também estão na disputa 15 curtas brasileiros (5 de ficção, 5 documentários e 5 de animação); e 16 séries (4 de animação, 5 documentários e 5 de ficção). É justamente nas categorias de curtas e séries que aparecem os paraibanos.
Na categoria Melhor curta-metragem animação a paraibana Bruna Velden é finalista como diretora de ‘Era uma noite de São João’. Ela tem como concorrentes ‘Jussara’, de Camila Ribeiro; ‘Lapso’, de Mônica Moura; ‘Mulher vestida de sol’, de Patrícia Moreira; e ‘Quintal, de Mariana Netto.
Já na categoria Melhor série brasileira ficção, de produção independente, para tv aberta, tv paga ou streaming, ‘Cangaço novo’ integra a lista final. A produção dirigida por Fabio Mendonça e Aly Muritiba conta com diversos paraibanos no elenco, como Luiz Carlos Vasconcellos, Marcélia Cartaxo, Joálisson Cunha, Buda Lira, Daniel Porpino, Dudha Moreira, Geyson Luiz, Vando Farias e Fabio Campos.
Os concorrentes de ‘Cangaço novo’ são ‘A Vida pela frente’, de Leandra Leal e Bruno Safadi; ‘Betinho – No fio da navalha’, de Andre Felipe Cavalcanti Binder; ‘Dom’, de Breno Silveira; e ‘Fim’, de Andrucha Waddington.