A primeira escritora negra do Brasil terá seu bicentenário de nascimento festejado ano que vem. Em diversas partes do país já há movimentação para as homenagens, principalmente no Maranhão, Estado onde nasceu Maria Firmina dos Reis (a 11 de março de 1822).

A cantora, compositora e cineasta paraibana Socorro Lira está escrevendo um roteiro de um filme sobre Maria Firmina e fará uma turnê nacional com repertório do disco ‘Cantos à beira-mar’, com poemas da escritora musicados.

“Com certeza, seguirei com o show Cantos à Beira-mar, enquanto escrevo o roteiro e preparamos o filme sobre essa grande mulher. Filme não será lançado em 2022 porque não dá tempo, mas a gente segue trabalhando no projeto”, disse a multiartista paraibana Socorro Lira, radicada em São Paulo (SP), em contato com o blog.

Em São Luís (MA), Socorro Lira ocupa cadeira na Academia Ludovicense de Letras. Uma honra para quem se dedica à obra de Maria Firmina dos Reis. A primeira escritora negra do Brasil – filha de uma escrava alforriada e de um pai negro – é autora do romance ‘Úrsula’, de 1859.

Maria Firmina fundou em Guimarães (MA) a primeira escola mista do Maranhão, que recebia gratuitamente meninos e meninas pobres. Morreu em 1917, aos 95 anos de idade, deixando 11 filhos adotivos.

2 Comentários

Escreva um comentário