Terminaram ontem as gravações do curta-metragem ‘Anayde’, com roteiro e direção da cineasta Saskia Lemos. O filme protagonizado pela atriz Jamila Facury é sobre a professora, poeta e escritora paraibana Anayde Beiriz.
Um outro curta de Saskia foi exibido ano passado na programação do Fest Aruanda: ‘Marília & Arthur’. Esse filme teve roteiro de Saskia (que também atua) e direção de Astrèe Cleyet-Merle.
Além de Facury no papel principal, ‘Anayde’ tem Norma Goés (Maria Augusta) e Vitor Blam (João Dantas) no elenco. Filme, que foi gravado em quatro dias, é um recorte de um projeto maior de construção de um longa-metragem.
A ideia de Saskia é resgatar a figura importantíssima de Anayde, que foi apagada da história, conforme a diretora, por causa de um embate masculino.
“É um filme que também vai trabalhar o lúdico, a poética, a metáfora. Vai ser menos histórico e mais pelo ar da poesia, assim casando com a própria escrita da Anayde”, disse Saskia. O curta-metragem ‘Anayde’ foi viabilizado através do edital estadual da Aldir Blanc.
O curta pretende mostrar Anayde para além de ‘pivô da Revolução de 1930’, ‘pivô da morte de João Pessoa’ e ‘namorada de João Dantas’. O filme tem como objetivo destacar Anayde como artista e como pessoa.
Ficha técnica – ‘Anayde’
Direção e Roteiro: Saskia Lemos
Assistente de direção: Raysa Prado
Produção Executiva: Taís Pascoal
Direção de Produção: Malu Lins
Assistente de produção: Jhony Andrade
Direção de Fotografia: Kio Lima
Assistente de foto: Andryelle Araújo
Gaffer: Zé Carlos Costinha
Continuidade: Rebecca Dantas
Som direto: Vitor Galmarini
Assistente de som: Uégillys Keyllor
Direção de Arte: Thalita Sales
Assistente de arte: Raphael Aragão
Figurino: Martina Nobre
Cabelo e Maquiagem: Romilson Rodrigues
Logger/Still/Edição e Montagem: Edson Lemos Akatoy
4 Comentários
Jamila Facury é uma das maiores atrizes da Paraíba. Sua participação em grandes filmes como Bacurau, só confirmam a grandeza de sua estrela! Certamente Anayde será mais um sucesso!
Espero que não abusem da ficção Deveriam pesquisar mais com a famllia Beiriz , contudo nossos agradecimentos por lembrarem dela com carinho
Gente! Torço para que consigam ter aproximado o roteiro da realidade da homenageada. Tô na fila!
Torço para que tenham aproximado o real da ficção.