Conheço gente incapaz de matar uma mosca, mas que se transforma enquanto navega na Internet. Gente que parece doce, mas que vocifera monstruosidades nas redes sociais e aplicativos de relacionamento. Gente que fomenta o ódio e sistematiza cancelamentos na Web. Ódio que pode tomar proporções desastrosas…

 

Cena de ‘Odiados pela nação’, episódio Black Mirror

Hoje é o Dia Mundial das Abelhas e o leitor deve estar pensando o que danado elas têm com o ódio na Internet… Não! As abelhas não odeiam. Na verdade, apenas me fazem lembrar uma excelente dica para quem deseja refletir sobre o ódio na Internet… Compreender a plateia que quer achincalhe e humilhação. Quer sangue. Quer a morte…

Amantes de Black Mirror devem ter percebido a relação entre as abelhas e o ódio na Internet já no título dessa postagem. No Dia Mundial das Abelhas, minha dica de produto cultural é ‘Odiados pela nação’ (Hated in the nation), episódio que fechou a terceira temporada da série britânica Black Mirror.

O episódio é de 2016 e pode ser assistido na plataforma Netflix. Partindo de um assassinato misterioso, ‘Hated in the nation’ tem uma série de mortes. O que as vítimas têm em comum? Todas elas foram alvos de críticas e cancelamentos nas redes sociais. E todos eles foram vítimas de uma ‘abelha mecânica’ e da hashtag #DeathTo.

Essa hashtag no Twitter é aplicada a figuras públicas odiadas. No episódio, as mortes são relacionadas – após investigação – a um novo site que promove um ‘Jogo de Consequências’ onde usuários do Twitter – diariamente – podem votar para matar uma figura pública odiada, selecionando a vítima através da hashtag #DeathTo.

 

Ataques mortais são feitos por ‘abelhas mecânicas’

Desde 2016, já vi os 90 minutos de ‘Odiados pela nação’ algumas vezes. Está entre os meus 10 episódios preferidos, ao lado de ‘San Junipero’, ‘Arkangel’, ‘Hino Nacional’, ‘Manda quem pode’, ‘Black Museum’, ‘Striking Vipers’, ‘Toda a sua história’, ‘Bandersnatch’ e ‘Queda livre’.

No Dia Mundial das Abelhas, recomendo uma sessão de ‘Odiados pela nação’. Esse episódio de Black Mirror mostra como a associação entre ódio e Internet pode ser nada doce… Tenho certeza de que você vai gostar. E só para não perder a piada mais recente em tempos de cancelamento, se não gostar, ora, “me manda pro paredaummmm…!!!”.

Escreva um comentário