O saudoso artista plástico Josenildo Suassuna faria 50 anos de idade neste domingo, dia 23. Ele faleceu – muito prematuramente – dia 9 de julho de 2018.
Lembro bem da inocência colorida da obra de Josenildo. Acrílica dando vida e cor às memórias sertanejas do artista (nascido em Catolé do Rocha).
Em outubro do ano passado, o Espaço Celeiro Criativo da Prefeitura de João Pessoa realizou a exposição ‘O menino que amava o circo’, com pinturas de Josenildo.
O universo circense foi um tema recorrente em sua obra, em uma carreira que começou na segunda metade da década de 1980.
Em 2002, ganhou prêmio Revelação na Bienal Nacional de Arte Naïf (Sesc-Piracicaba). Em 2007, foi convidado para participar da exposição “Descobrindo o Brasil Naïf – Brasília”.
Em 2018, expôs ‘Invisível Equilíbrio’, no Centro Cultural Casa da Pólvora, abrindo a programação anual de artes visuais da Funjope.
Autodidata e um nome de destaque no segmento naïff, Josenildo Suassuna expôs suas obras no Rio de Janeiro e São Paulo. Também em Portugal.