A atriz e diretora paraibana Luz Bárbara lançou um curta-metragem em homenagem à líder camponesa Margarida Maria Alves, assassinada em 1983, na cidade de Alagoa Grande, no Brejo da Paraíba. “1º de Maya’ está em exibição no Projeto Curta em Casa, uma realização da SPCine, Instituto Paradiso e Instituto Criar.
Conforme Bárbara, esse filme evoca a memória da defensora dos direitos dos trabalhadores rurais Margarida Maria Alves no contexto da pandemia para apresentar Maya, indígena da Paraíba migrante em São Paulo. No dia 1º de maio de 2020 Maya encontra-se virtualmente com a memória de Margarida e decide questionar seus acordos trabalhistas.
“Estamos concorrendo à finalização do filme em HD, tradução e legendagem em inglês integrar a grade do Festival Internacional Curta Kinofórum, estudos, integrar o time de talentos do Instituto Paradiso, exibição na plataforma Spcine Play, entre outras coisas, dentro do Projeto Curta em Casa”, disse Luz Bárbara.
A votação acontece até o dia 30 de julho através de “like” no vídeo do filme no Canal do Youtube do Instituto Criar. O filme foi realizado com equipe reduzida composta por realizadoras mulheres do convívio domiciliar de Luz Bárbara, entre elas a fotógrafa baiana Juh Almeida que assina a direção de fotografia.
“1º de Maya” é o segundo filme de Luz Bárbara. Seu primeiro curta-metragem “Entre / Between” estreou em 2019 pelo BFI London Film Festival em mostra competitiva e passou por outros festivais internacionais como Festival Internacional del Nuevo Cine Latinoamericano e o Festival do Rio.
https://www.youtube.com/watch?v=1Nz6sxAVP70&feature=youtu.be