É muito comum – principalmente nos longas-metragens – que cenas inteiras sejam descartadas na hora da montagem. Natural que a percepção conjunta de diretores, roteiristas e montadores crie critérios de corte…
Obviamente, não foi diferente com o longa-metragem pernambucano ‘Bacurau’, premiado no Festival de Cannes e já visto por mais de 700 mil espectadores nas salas de cinema do Brasil.
Diversas cenas foram cortadas em ‘Bacurau’. Muito do material bruto deixou de ser utilizado. Uma das cenas cortadas, todavia, foi ‘ressuscitada’ após uma ‘briga’ que envolveu o diretor Kléber Mendonça Filho, a atriz Sônia Braga e o ator paraibano Thardelly Lima.
Sônia e Thardelly tiveram uma longa conversa com Kléber após ficarem sabendo que essa cena seria cortada. A discussão foi uma luta de argumentos. Ao final, ainda bem, venceram os argumentos do elenco.
A cena é aquela em que a personagem Sandra (interpretada por Jamila Facury) é levada do sítio pelo prefeito Tony Júnior. O prefeito – já dentro do carro com Sandra – é abordado por Domingas (papel de Sônia Braga).
“A menina não quer ir. Mas, tu vai levar ela de todo jeito, não é mesmo? Se ela voltar machucada, eu corto teu pau e dou pras galinhas”, diz Domingas ao silencioso prefeito, pouco antes dele subir o vidro automático do carro.
https://www.facebook.com/bacuraufilme/videos/405129196864102/?v=405129196864102
Depois da ‘briga’ essa foi a cena que entrou. Mas ela ainda era bem maior e envolvia troca de farpas entre o prefeito e a médica. Tony reclamava por sempre trazer ‘coisas boas’ para a comunidade e dizia: “Eu venho aqui e o povo se esconde. Parece que tem medo de mim…”.
Imediatamente, era rebatido por Domingas: “Medo??? O povo não te aguenta mais, ladrão de merenda!”. O prefeito não deixava barato: “Vixe! Bebesse de novo, foi???”, dizia ele, colocando a mão no nariz como a sentir o bafo de bebida alcoólica…
Ano passado, o pernambucano ‘Bacurau’ (de Kléber Mendonça Filho e Juliano Dornelles) teve 24 sessões e 2.396 espectadores no Cine Bangüê, em João Pessoa. Uma média de 100 pessoas por sessão. O longa-metragem – que tem no elenco os atores paraibanos Danny Barbosa, Ingrid Trigueiro, Jamila Facury, Suzy Lopes, Buda Lira e Thardelly lima – permanece em cartaz na Funesc.