Na próxima terça-feira, dia 26, a partir das 14h, a Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) dará início ao projeto Cine Bangüê Acessível, que contará com exibição de filmes para surdos e cegos (com legenda e audiodescrição), no Cine Bangüê, em Tambauzinho, na Capital. Esta primeira sessão exibirá o longa-metragem paraibano ‘Ambiente familiar’, do cineasta Torquato Joel. Entrada é gratuita!!!
Já há uma instrução normativa da Ancine [Agência Nacional de Cinema] para que todas as salas de exibição no País passem a contar com equipamentos específicos com avatar-intérprete de LIBRAS e também audiodescrição. A ideia é que todas as salas estejam equipadas até o próximo ano.
A estreia do ‘Cine Bangüê Acessível’, em parceria com a Funad, contará com filme legendado e com audiodescrição. A sessão é voltada para cegos e para surdos que têm o Português como segunda língua. A sala de exibição também conta com quatro lugares reservados para cadeirantes. São 120 lugares, ao todo.
O ‘Cine Bangüê Acessível’ é resultado do projeto de lei 301/2019, de autoria da deputada estadual Cida Ramos (PSB), que tem por objetivo possibilitar sessões mensais, de forma gratuita, para atender as pessoas com deficiência auditiva ou visual. Cida Ramos ressaltou que a iniciativa visa proporcionar inclusão social.
1 Comentário
🙂
Aquele tipo de leitura que aquece a alma