Experimente colocar o verbete ‘professora’ no Google e você terá uma surpresa chocante. Séculos e séculos de machismo opressor fizeram com que, entre outros conceitos, as variações sócio-linguísticas permitissem a criação de uma definição desrespeitosa para com as docentes.

Uma das definições apresentadas no Google para o verbete ‘professora’ é “prostituta com quem adolescentes se iniciam na vida sexual”. É bem verdade que a definição ainda é usada nos rincões do Brasil. Eu costumava ouvir esse ‘conceito’ nos anos 1970…

Os tempos são outros, todavia. E os dicionários prestam um desserviço aos avanços sociais e às conquistas por respeito quando disponibilizam esse tempo de definição. Ainda existe, embora em desuso. É preciso acabar com ela.

Interessante é que quando você buscar o verbete ‘professor’, a resposta dada pelo dicionário utilizado pela ferramenta traz como primeiro resultado “aquele que professa uma crença”. Já o segundo resultado, “aquele que ensina”.

Em tempos tão sombrios e de retrocesso, alguém há de definir essa problemática como ‘mimimi’. Lamentável essa percepção. Os termos pejorativos (ligados ao sexo) são, de forma geral, ligados apenas à mulher! Não há ‘mimimi’ nisso! É fato.

Esta semana, uma nota de repúdio foi publicada pelo Conselho Regional de Enfermagem da Paraíba contra as cantoras Gil Mendes e Naiara Azevêdo por conta da música ‘Boqueira’, um hit da ‘sofrência’.

O Coren-PB afirma que as artistas “se utilizaram da palavra enfermeira associando a profissão a uma imagem pejorativa”. A canção consegue criar uma ideia de desrespeito para com a profissão de enfermeira.

A letra da música gravada pela cantora pernambucana Gil Mendes com a participação da cantora paranaense Naiara Azevedo tem em um dos trechos a frase “o meu desejo é que ele pegue uma boqueira, e que a rapariga não seja enfermeira”.

Professoras e enfermeiras são apenas duas das profissões atacadas permanentemente por uma sociedade machista. Não importa a profissão que ela escolha… É possível mudar os conceitos. Não é uma tarefa fácil, mas é possível. O dicionário seria um bom começo…

 

Escreva um comentário