Lançado em 2012 o HB20 rapidamente se tornou um grande sucesso, sonho de consumo de muitos brasileiros e ainda mostrou o caminho que os concorrentes deveriam seguir, atualmente o hatch é o segundo carro mais vendido do Brasil. Quando foi lançado, o HB20 trouxe para o segmento dos compactos de entrada diversos itens que eram vistos apenas em carros de segmentos superiores. Agora o desafio era inovar mais uma vez. A Hyundai apresentou oficialmente a Nova Geração do HB20 que estará disponível em três carrocerias, hatch, sedan e cross. As vendas iniciam em outubro com o hatch, o sedan chega às lojas em novembro e o aventureiro começa a ser vendido em dezembro.

O design da Nova Geração do HB20 dividiu opiniões. Eu confesso que vendo pelas primeiras fotos iniciais eu não achei tão interessante, mas quando eu vi pessoalmente eu percebi que ele era mais bonito do que nas fotos. Gosto não se discute, o que é belo para um pode não ser para outro. Mas eu realmente gostei do design do Novo HB20 e da ousadia que a marca teve em entregar para o público algo que ele não esperava. Um design extremamente ousado e diferente do que estamos acostumados a ver. A dianteira conta com novos faróis com assinatura DLR em Led e faróis tipo projetor nas versões mais completas, uma enorme grade com moldura cromada, deixando o visual alinhado com a nova identidade visual da Hyundai.

A lateral conta com novas rodas e novas calotas, e também teve o desenho das janelas renovado. A traseira conta com lanternas tipo bumerangue que invadem a tampa do porta-malas. O interior também foi totalmente renovado e passa a contar com novo volante, trocas de marchas por aletas, painel parcialmente digital e central multimídia com tela flutuante.

O Novo HB20 traz em sua nova geração itens de segurança e tecnologia que eram vistos apenas em carros de segmentos superiores. Como o alerta de mudança de faixa que emite um aviso sonoro se você mudar de faixa sem sinalizar, frenagem automática de emergência que é capaz de frear o carro totalmente se estiver em uma velocidade de até 50km/h, controle de estabilidade e também câmera de ré onde é possível ver o que está acontecendo atrás do carro mesmo com ele em movimento.

A versão sedan agora tem um estilo fastback, ou melhor dizendo, um coupê de quatro portas, uma tendência já vista em sedan médios que a Hyundai traz para o segmento de sedans compactos. A dianteira segue o mesmo desenho do hatch, a traseira conta com grandes lanternas que invadem a tampa do porta-malas.

O interior do sedan, na versão mais completa, tem acabamento mais claro e opção de ter bancos de couro em cinza claro. O objetivo é deixar a versão mais sofisticada.

E claro que não poderia faltar a versão aventureira. Eu sempre falo que os aventureiros urbanos conquistaram o coração e a garagem dos brasileiros, prova disso é que a Hyundai mantém o HB20x na linha 2020. O volume de vendas é bem menor do que a versão tradicional, mas a montadora sabe a importância desse segmento em nosso mercado.

Ele é o que mais parece com o conceito Saga EV, que foi apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo e foi a inspiração para o Novo HB20. Rack no teto, molduras nas caixas de rodas, suspensão elevada e pára-choque exclusivo e rodas com desenho exclusivo com acabamento diamantado fazem do HB20x a mais bonita versão da linha 2020 do HB20.

Nossa equipe foi até a Ilha de Comandatuba, na Bahia, para participar do evento de lançamento e também acelerar o carro. Uma das grandes novidades da Nova Geração do HB20 é o novo motor 1.0 turbo, eu digo novo porque o HB20 já teve uma versão com motor turbo que rendia apenas 105 cavalos. O novo motor 1.0 turbo entrega 120 cavalos e 17,5 kgfm já nos 1.500 rpm. Fizemos o teste drive em um percurso de 90 km e depois testamos os sistemas de segurança do Novo HB20, mas isso você vai conferir em breve no Programa AutoPlay da TV Tambaú e também no nosso canal no YouTube (clique aqui e conheça)

Preços e versões da Nova Geração do HB20

 

 

 

 

 

 

 

Autor

Apresentador do Programa AutoPlay da TV Tambaú

Escreva um comentário