O Rio de Janeiro foi o primeiro estado a disponibilizar as novas placas de carros e motos com o padrão dos países do Mercosul, em breve a novidade estará disponível para todos os estados brasileiros. A nova placa estará nos veículos zero-quilômetro, veículos que passaram por transferência de propriedade ou quando houver a necessidade de substituição de placas. A nova placa tem uma tarja azul, a bandeira do Brasil e do estado e uma combinação de letras e números. Ela ainda tem um chip e um código de leitura para ajudar na identificação de carros roubados e outros recursos de segurança.

Todos os tipos de placas seguirão o mesmo padrão, a diferença fica por conta da cor das letras e da borda das placas. Nos carros particulares as letras e a borda serão na cor preta, nos comerciais será vermelha, nos especiais verde, já nos carros oficiais as letras e a borda serão na cor azul, nos diplomáticos será laranja e os carros de colecionadores na cor cinza, substituindo a tradicional placa preta. As placas das motos também vão mudar, elas seguem o mesmo padrão das placas dos carros.

Em breve a nova placa com o padrão dos países do Mercosul será válida para todo o Brasil. A nova placa já está sendo usada na Argentina e deveria ter começado a ser usada por aqui desde 2016.

Autor

Apresentador do Programa AutoPlay da TV Tambaú

Escreva um comentário