Já dizia o velho ditado: “em time que está ganhando não se mexe”. Mas na indústria automotiva isso é diferente, tem que se mexer se quiser permanecer no lugar mais alto do pódio. É o caso do Novo Compass 2022 que foi apresentado pela Jeep. O SUV médio líder de vendas no Brasil, ganhou retoques no visual externo, interior totalmente renovado e o tão aguardado motor turbo flex com 185 cv de potência. Quer saber mais, a gente te conta a partir de agora.
O Jeep Compass surgiu em 2007, lá no Salão do Automóvel de Detroit. Em 2011 teve o seu primeiro facelift e ele chegou ao Brasil, ainda importado. Mas em 2016 chegou a nova geração e agora sim, fabricado no Brasil, mas precisamente na fábrica da Jeep em Goiana/PE e de lá pra cá ele conquistou a garagem de muitos brasileiros. Mas já estava na hora de apresentar novidades para poder se destacar entre os novos concorrentes, como Toyota Corolla Cross, Volkswagen Taos e o Ford Bronco que você vai conhecer já já aqui no Auto Play.
MOTOR
Entre as grandes novidades da linha 2022 está o motor turbo flex e é por esta novidade que vamos começar a falar. O novo motor turbo 4 cilindros T270 tem calibração personalizada para o Novo Compass, com isso ele entrega mais desempenho, eficiência, menor consumo de combustível e menos emissões. São 185 cv de potência com etanol e 180 cv com gasolina. O torque é de 270 Nm, o equivalente a pouco mais de 27,5 kgfm de torque. O Novo Compass com motor turbo flex precisa de apenas 8,8 segundos para acelerar de 0 à 100 km/h. As versões com tração 4×4 continuarão sendo equipadas com o motor 2.0 turbodiesel com até 170 cv de potência, vale lembrar que ele é o único da categoria que oferece motorização diesel.
CONSUMO
Você deve estar querendo saber do consumo, né? Eu vou te falar. De acordo com os dados do InMetro o consumo com gasolina é de 10,5 km/l na cidade e 12,1 km/l na estrada. Já com etanol o consumo na cidade é de 7,3 km/l e na estrada fica em 8,7 km/l. Nada mal para um SUV médio.
DESIGN
O SUV ganhou novidades no visual da dianteira, como novo para-choques, retoques na grade e faróis full LED. Na traseira ele conta com nova assinatura das lanternas em LED. Na lateral o destaque são as novas rodas.
INTERIOR
Se por fora as mudanças foram mais simples, por dentro a história é outra. O interior do Novo Compass ficou mais refinado, com uso de materiais de qualidade e novo desenho. Tudo isso para poder enfrentar os novos concorrentes que estão chegando por aí. O Novo Compass ganhou novo painel de instrumentos, novos painéis de porta, novo quadro de instrumentos, novo volante, novo console central, carregador de celular por indução e novos comandos do ar-condicionado. O SUV conta também com novos porta-objetos e também o Auto Hold para dar aquela força no anda e pára do trânsito das grandes cidades. O Compass 2022 conta com novas centrais multimídia de 8,4” ou 10,1” dependendo da versão com a tecnologia Adventure Intelligence com diversas funcionalidades que você pode controlar através do seu smartphone, smartwatch ou até mesmo com o Echo Dot, a famosa Alexa. Por exemplo, você acorda e precisa viajar mas não sabe o nível de combustível do seu carro, é só perguntar para a Alexa que ela te responde. Além disso é possível também ligar o veículo remotamente através da Alexa ou do seu smartphone. Além de diversos outros recursos bem interessantes e claro que isto merece um vídeo exclusivo sobre esta novidade.
SEGURANÇA
Os SUVs viraram os novos carros de família e por isso o quesito segurança é muito importante quando vamos escolher um carro desta categoria. Entre as novidades está o ADAS: Advanced Driver – Assistence Systems composto por frenagem emergencial automática com detecção de pedestre, ciclista ou motociclista, piloto automático adaptativo, aviso de mudança de faixa, monitoramento de ponto cego, detector de tráfego cruzado em marcha ré, sistema de estacionamento semi-automático Park Assist, comutação automática dos faróis, detector de fadiga do motorista e reconhecimento de placas de trânsito.
CONCORRENTES
Por enquanto o Novo Compass está no lugar mais alto do pódio, mas os concorrentes também estão querendo chegar lá e para isso estão apresentando novidades, como o Corolla Cross que chega com motorização híbrida e compartilhando itens com o carro mais vendido do mundo, o Corolla. Quem está chegando por aí também é o Volkswagen Taos, que traz motorização turbo e vai focar na tecnologia e no conforto para tentar conquistar os clientes do segmento dos SUVs médios. E agora tem outro cara que está chegando ao Brasil, o Ford Bronco.