Existem carros exclusivos, luxuosos, esportivos, e tem aquele carro que combina tudo isso em um só, como um Jetta GLI, mas aí ele perde a autenticidade de algum fator, porquê, quem é que vai querer deixar de acelerar 230cv, pra ficar no ACC?
A Audi sabe bem de mercado, então o Audi A3, sucesso de vendas da alemã, chega na segunda geração com mais classe, mais luxo, mais germânico, e todos os detalhes você confere abaixo!
O A3 consegue seduzir todos, com linhas que conquistam o olhar. O sedã ficou maior, são 4,50m de comprimento, 1,82 de largura, e entre-eixos de 2,63m, quase o mesmo do VW Virtus. O porta malas tem 425l.
Por fora, o design é outro, apesar de manter as linhas do A3 MK1. A grade ficou maior e com mais identidade. Na traseira, spoiler é de fibra de carbono (Opcional), e o difusor é chamativo. Com grade ativa e um design fluido, o Cx do sedã é de 0,25.
O interior sobe de patamar, a central é de série com 10 polegadas, enquanto o painel é digital (também de série) com as mesmas 10, mas há o Virtual cockpit da Audi com 12 polegadas.
A lista de equipamentos é basta, com direito a WIFI, rádio digital, gerenciamento do veículo pelo celular, sistema de manutenção de faixa, frenagem autônoma, aviso de tráfego cruzado, ACC e, sistema exclusivo da VW/Audi que monitora e informa o trânsito a frente.
São dois motores (por enquanto). Pra quem gosta de gasolina, há o 1.5 TFSI de 150cv, podendo ser atrelado ao câmbio manual de 6 marchas, ou S-Tronic – quase que um DSG – de 7. Na galera do diesel, 2.0 turbo de 150cv, sempre com o câmbio automatizado de dupla embreagem. O motor 2.0 a gasolina deve chegar depois, em uma futura versão mais esportiva. E ainda deve existir o motor 1.0 TFSI pra deixar o modelo bem barato.
Brasil só terá resposta no pós pandemia, na Europa as vendas já começam no segundo semestre, só passar a pandemia e terá A3 SEDAN nas ruas européias.
Os preços vão dos 172 mil reais até os 224k, valores convertidos diretamente para o real, sem correção e impostos.
Texto: Bruno Arthur / Mundo Drive / Auto Motor