Desde que surgiu no Salão do Automóvel de São Paulo no final de 2018, a versão Storm da Ford Ranger virou um dos lançamentos mais aguardados do segmento de picapes médias. Se você é daqueles que gostam de sair de casa no fim de semana e só voltam pra casa com a picape coberta de lama vai gostar dessa versão.
O lançamento da Ranger Storm seria realizado no Rio Grande do Sul, porém devido a pandemia do coronavírus o evento foi cancelado e a novidade foi apresentada aos jornalistas especializados através de uma conferência realizada na tarde do dia 31 de março.
A Ranger Storm será vendida em configuração única equipada com motor 3.2 turbodiesel com 200 cv de potência e 47,9 kgfm de torque associado a um câmbio automático de seis marchas. Este mesmo motor equipa as versões XLT e Limited.
O visual, um pouco diferente do conceito, conta com detalhes em preto fosco e acessórios que reforçam o espírito aventureiro da Ranger Storm. A grade conta com o nome da versão, assim como no EcoSport Storm, o capô conta com dois adesivos.
Na lateral tem adesivos nas portas com o nome Storm e possui alargadores de paralamas, estribos, todos na cor preta. As rodas são exclusivas e os pneus Pirelli Scorpion AT Plus foram desenvolvidos especialmente para a Ranger Storm. Este processo durou mais de um ano e de acordo com a montadora ele permite que a Storm tenha um excelente comportamento em diferentes tipos de terrenos, como lama, terra, cascalho, pedra, asfalto e até água. Falando nisso ela é a picape média com a maior capacidade de imersão, são 800mm. A traseira conta com santantônio exclusivo e lanternas escurecidas.
Para ter um ótimo desempenho no fora de estrada, a Ranger Storm vem equipada com o diferencial traseiro blocante com o sistema Advance Trac, que também inclui, assistente de partida em rampa, controle eletrônico de estabilidade e tração, controle automático de descida, assistência de frenagem de emergência e luzes de emergência em frenagens bruscas, controle de oscilação de reboque e também com o sistema de anticapotamento e controle adaptativo de carga.
A Storm é uma versão intermediária, voltada para aqueles que gostam de uma boa aventura 4×4. Ela chega para atender ao público que procurava uma picape com capacidade para enfrentar obstáculos fora da estrada, como lama e terrenos difíceis, além de também transpor pequenos trechos alagados, mas não estava disposto a pagar por uma versão mais requintada. O grande desafio foi desenvolver um projeto que atendesse essa necessidade mas que também tivesse um preço bem competitivo. Por isso o interior da picape é mais simples, tem bancos de tecido e o acabamento não tem detalhes cromados ou outros tipos de material no painel. O foco está na mecânica e também nos equipamentos para que ela possa enfrentar um bom desafio. Ela conta com ar-condicionado dual zone, central multimídia Sync3 com tela de 8” que não possui GPS integrado, mas tem compatibilidade com Android Auto e Apple Car Play. Possui também painel configurável com duas telas de 4,2”.
O projeto foi desenvolvido no Brasil por engenheiros brasileiros mas passou por testes nos Estados Unidos, Austrália e também na Tailândia para garantir a durabilidade e qualidade do projeto.
Entre os itens de série da versão estão: direção elétrica, sete airbags, faróis de neblina, câmera de ré e rodas de liga leve. A nova versão estará disponível em sete opções de cores: branco ártico e vermelho bari (sólidas), prata geada (metálica), vermelho toscana, cinza moscou, azul belize e preto gales (perolizadas). Todas as cores são combinadas com os acessórios em preto fosco, a única cor que não tem custo adicional é a vermelho bari. A branco ártico sai por R$ 800 e as demais tem preço de R$ 1.750.
Entre os acessórios disponíveis para a Ranger Storm estão o snorkel e também a capota marítima que custam R$ 5.600, porém a Ford vai incluir estes dois acessórios sem custo adicional para os primeiros 60 clientes. A compra pode ser feita através da internet, as vendas e a entrega do veículo serão feitas mesmo durante a quarentena. A entrega será feita na casa do cliente por um vendedor que foi orientado para seguir as normas de segurança orientadas pelos órgãos de saúde.
A Ford Ranger Storm poderá ser sua por R$ 150.990, com seguro de 3,1%, revisão fixa programada de R$ 2.747 e cinco anos de garantia sem limite de quilometragem. O lançamento da nova versão dá mais um fôlego para a Ranger enfrentar as líderes de mercado Toyota Hilux e Chevrolet S10. Mas a briga dela é com a Volkswagen Amarok, as duas travam uma intensa batalha pelo terceiro lugar no segmento de picapes médias no Brasil.