Hoje, 20 de maio, comemoramos o Dia Mundial do Profissional de RH, instituído pela WFPMA-  Federação Mundial de Associações de Gestão de Pessoas  e com apoio da ABRH Brasil, é celebrado nessa, a valorização da profissão de RH.

Nas últimas décadas, diante do cenário de tantas mudanças, um dos grandes desafios das empresas no mundo atual é transformar os processos de gestão de pessoas em um lugar mais estratégico. Inicialmente foi demandado o trabalho de RH com as áreas, intensificando a prática do parceiro de negócios, que por sua vez, foi essencial e extremamente benéfico para o desenvolvimento do profissional de RH e para o negócio, ou seja, o RH começa a ter evidência, quando se propõem  a apoiar o desenvolvimento das empresas num momento disruptivo e exponencial no mundo corporativo.

Dentre tantas mudanças, é importante ressaltar, o avanço na utilização de  ferramentas tecnológicas, destacando a Inteligência Artificial (IA), considerada a mais poderosa ciência da atualidade na área de RH e, muitas empresas já aderiram a plataformas especializadas para os processos de seleção, desenvolvimento, avaliação de performance, pesquisa de clima, feedback e outros processos. Os algoritmos provam ser cada vez mais uma ferramenta de simplificação e que tem grandes vantagens para os profissionais de RH estratégicos, ágeis e eficientes, tornando-se cada vez mais preponderante no crescimento do negócio e desenvolvimento dos times.

Visualizando o cenário atual e futuro, percebe-se que o profissional de RH continua sendo parceiro do negócio, gerando valor significativo nas decisões da organização, construindo conexões com profissionais de outras áreas, vislumbrando um posicionamento de engajamento diante as mudanças rápidas do mercado, sendo um agente potencializador do crescimento dos times e do negócio, contribuindo efetivamente com a forma de pensar e agir das pessoas, impactando na evolução centrada nas softkills, tendo a tecnologia como parceira para gerar diferenciais no mundo competitivo.

Nesse sentido, a transformação que nos move para o futuro é não linear, e possivelmente o profissional de RH deve incorporar competências mais amplas e cada vez mais alinhadas ao negócio, com intuito de desenvolver melhores práticas para propiciar a melhor experiência em todos os pontos de contatos do colaborador no ambiente organizacional.

Dessa forma, acredito que o cenário do RH nas organizações continua sendo bastante desafiador, com tendências a criar novas estratégias para atender ao negócio, que por sua vez, será mais competitivo no mundo corporativo, e que vislumbram aumento na produtividade, mais engajamento das equipes com resultados e consequentemente, a transformação da área do RH para Employee Experience, demanda do profissional de RH uma atuação mais estratégica e de  empoderamento com novas competências, para que os líderes e times sejam  potencializados para  alcance de resultados extraordinários.

Maria da Penha Silva dos Santos – Psicóloga Organizacional CRP 13/1715 – Mentora de Carreira – Consultora em Gestão de Pessoas.- Especialista em Employee Experience – Desenvolvimento Humano e Psicologia Positiva.

Autor

1 Comentário

Escreva um comentário