MEIO AMBIENTE LABORAL SAUDÁVEL: AS MUDANÇAS NA NR1 E OS IMPACTOS PARA A GESTÃO DE PESSOAS.
A partir de maio de 2025, a Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1) trará mudanças significativas que impactarão diretamente a gestão de segurança e saúde no trabalho nas empresas do país.
A inclusão de riscos psicossociais no Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (GRO), amplia a visão holística do cuidado com os colaboradores e traz uma nova forma de pensar para a área de Gestão de Pessoas. Após a pandemia da COVID-19 a preocupação com a saúde mental no trabalho tem ganhado destaque e as empresas e os profissionais de gestão de pessoas precisam estar preparados!
Quando se fala de trabalho, o esperado é encontrar um ambiente saudável e com boas condições para que os funcionários desenvolvam bem as suas funções. Mas isso nem sempre acontece. Com jornadas exaustivas e cobranças sem fim, muitas empresas acabam sendo tomadas pelo adoecimento psicossocial que geralmente é devido a uma soma de fatores.
A saúde psicossocial está no centro das preocupações do mundo do trabalho. Com o aumento de afastamentos por causa de transtornos mentais, o governo federal tem tomado ações para exigir que as empresas façam a prevenção desses problemas.
Nas empresas, o aumento de funcionários com adoecimento mental é significativo, principalmente após a pandemia. É o que diz Vladimir Miná, diretor Jurídico da ABRH/PB. Segundo ele, a questão psicossocial tem se tornado um grande mal nos últimos anos. Mas como evitar tal cenário dentro das empresas? Respondendo a esse questionamento, compartilhamos algumas dicas importantes.
É uma obrigação trabalhista prevista em atualização da Norma Regulamentadora 01 (NR-01). A novidade surge em uma sociedade em transformação, que exige adequações para lidar com um novo estilo de vida e de trabalho.
O subitem 1.5.3.1.4 passou a contar com o seguinte texto:
“O gerenciamento de riscos ocupacionais deve abranger os riscos que decorrem dos agentes físicos, químicos, biológicos, riscos de acidentes e riscos relacionados aos fatores ergonômicos, incluindo os fatores de risco psicossociais relacionados ao trabalho.”
O texto revisado da NR-1 orienta as organizações a identificar, avaliar e gerenciar riscos psicossociais com o mesmo rigor aplicado aos riscos físicos e químicos.
Isso inclui a avaliação da organização do trabalho, das relações interpessoais e de outros fatores ambientais e sociais que possam contribuir para condições de trabalho prejudiciais.
As empresas são incentivadas a desenvolver políticas que promovam um ambiente de trabalho saudável e com suporte, implementando estratégias que mitigam os riscos psicossociais, como melhorar a comunicação entre gestores e trabalhadores, proporcionar apoio psicológico e promover um equilíbrio saudável entre trabalho e vida pessoal.
FATORES PSICOSSOCIAIS NO TRABALHO:O QUE SÃO?
Os fatores psicossociais são aqueles aspectos do ambiente de trabalho que influenciam o bem-estar psicológico, emocional e social dos colaboradores.
Eles incluem tanto as características do próprio trabalho quanto as relações interpessoais e organizacionais.
Podem ser divididos principalmente em três categorias:
AMBIENTAIS: são aqueles relacionados ao ambiente de trabalho no geral. É o caso de situações de trabalho com ruído acima do comum, ferramentas inadequadas, máquinas que não funcionam, trabalho em altura ou em espaços confinados, falta de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), etc.
ATIVIDADES: se relacionam diretamente com a execução do trabalho desenvolvido pelo colaborador, e no PGR podem aparecer junto com outros fatores. Envolvem temas como: pressão, sobrecarga, falta de autonomia, ritmo acelerado, repetitividade, monotonia, falta de clareza do colaborador sobre as funções que desempenha.
GESTÃO: são aqueles que envolvem todas as relações no trabalho. Por exemplo: clima organizacional, relações com os colegas e gestores, comunicação, reconhecimento, segurança psicológica, equilíbrio entre vida pessoal e profissional, situações de assédio (inclusive do público externo).
Quais desafios as empresas devem estar atentas?
Desafios da Vida Moderna e Hiperconectada
- Impacto da Tecnologia no Ambiente de Trabalho
- Vantagens e desvantagens da hiperconexão
- Novas formas de trabalho (home office, trabalho remoto)
Riscos Emergentes
- Tecnoestresse
- Nomofobia (medo irracional de ficar sem celular)
- Síndrome do esgotamento profissional (burnout)
- Ansiedade e depressão relacionadas ao trabalho
Quais as Estratégias para Lidar com os Desafios da Era Digital?
- Políticas de desconexão
- Promoção do equilíbrio trabalho-vida pessoal
- Educação digital e conscientização
- Políticas organizacionais
- Programas de promoção da saúde mental
- Treinamento e capacitação
- Redesenho de processos de trabalho
- Suporte psicológico aos trabalhadores
- Monitoramento e Avaliação contínua dos riscos
Além do mais, ter canais de denúncia para apurar situações assediadoras e discriminatórias para que tais situações sejam devidamente apuradas.
Essa é, inclusive, uma exigência da lei Nº 14.831/2024, que prevê a criação de canais de denúncia onde o funcionário possa, de forma segura, relatar situações prejudiciais à sua saúde mental.
Promoção de atitudes que levem bem-estar ao local de trabalho – “Invista no bem-estar de seus funcionários através da contratação de empresas que possam fazer a gestão emocional deles”, aconselha. Incentivo ao equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, lazer e promoção de ambiente saudável de trabalho são, também, medidas estabelecidas por lei.
Para atender às mudanças na legislação, o compromisso dos líderes das empresas de acompanhar de perto o seu time, oferecendo a eles condições adequadas de trabalho, é essencial.
Empresas que compreendem a importância de investir no bem-estar dos colaboradores têm como resultado uma equipe forte e preparada para lidar com os desafios do mundo corporativo, destacando-se no mercado.