O maior evento de Recursos Humanos e Gestão de Pessoas da América Latina aconteceu os dias 27, 28 e 29 de agosto 2024 em São Paulo. O CONARH considerado um dos eventos mais significativos do segmento, tendo em vista que discute tendências por meio da promoção de debates e geração muitos insights de grande relevância para o futuro da Gestão de Pessoas.

Durante os três dias de evento, vivenciamos uma imersão em temas relevantes para os profissionais de gestão de pessoas que transitaram entre a inteligência artificial e a saúde mental.

O que ficou de insights para os profissionais que trabalham com a gestão de pessoas?

No painel Inteligência Artificial e Acessibilidade, os painelistas suscitaram um conceito de elevada importância: A Jornada de acessibilidade, ou seja, soluções inclusivas que precisam atender a todos! Sob a luz de uma informação referenciada por um dos participantes, segundo o IBGE, 18,6 milhões de brasileiros têm alguma deficiência, reafirmando que há uma necessidade gigante de mudança no tocante ao pensamento corporativo sobre a questão da inclusão.

Outro assunto muito importante foi abordado no painel Etarismo e Geração, que é uma temática de grande impacto para um evento focado na gestão de pessoas. Os painelistas trouxeram para o debate um ponto que tem muito sentido atualmente: A discussão girou em torno da necessidade de integração de diferentes faixas etárias no ambiente corporativo. Segundo os painelistas, até 2040, 57% da força de trabalho terá mais de 45 anos. Isso significa que os gestores de empresas irão ser demandados por uma mudança de mindset para acolher e valorizar a experiência dos colaboradores seniores. No cenário atual, é estratégico para o negócio a contratação de profissionais 50+, alinhada com práticas de ESG, apontando que a inclusão multigeracional torna-se essencial para uma governança eficaz.

A palestra ESG no Centro e Longevidade Organizacional deixou um relato de muito significado sobre a transição ecológica a ser aplicada no cotidiano das organizações, corroborando com o fortalecimento da cultura organizacional e incorporando a sustentabilidade na retenção de talentos. Os painelistas deixaram como reflexão a necessidade do alinhamento das práticas de ESG com as estratégias do negócio e, consequentemente, com as estratégias da Gestão de Pessoas.

E para enaltecer os insights grandiosos obtidos no CONARH 2024, tivemos a palestra “Bem-Estar: O que os líderes têm com isso?”. Depois do debate entre os painelistas, foi evidenciado que os líderes apresentam um papel de grande relevância no tocante à promoção de um ambiente saudável, em que a saúde física e mental sejam parte de uma modelagem de comportamentos saudáveis, incentivando pausas e segurança psicológica.

E para encerrar, Denise Fraga trouxe uma fala que corroborou com todo os debater anteriores. Ela falou sobre o impacto no mundo saturado pela tecnologia e destacou o papel fundamental das emoções e da comunicação no ambiente de trabalho, enfatizando a necessidade de equilíbrio para manter a humanidade alinhada aos desafios tecnológicos e organizacionais, concedendo uma perspectiva de que a bondade e empatia coexistam, podendo assim se fortalecer mesmo em situações de transformações.

Enfim, o que posso inserir de ações práticas partindo do aprendizado adquirido no CONARH 50 anos na organização em que trabalho?

Em relação ao tema Inteligência Artificial e Acessibilidade, obtive inspiração para ativar legendas em reuniões com públicos diversos, a exemplo de assembleias e outras reuniões, realizando a aplicativo próprio do Sistema.

Sobre impacto no mundo saturado pela tecnologia e o papel fundamental das emoções e da comunicação no ambiente de trabalho, podemos propor a implementação de rodas de conversas, reforçando a comunicação não-violenta, com ênfase no perfil comportamental e conflitos de geração.

Por fim, nesse CONARH pude reafirmar a relevância do papel dos Recursos Humanos e Gestão de Pessoas, especialmente quanto à sua conexão com todos os temas da organização e como a implantação de ações efetivas são essenciais para que as empresas consigam alcançar resultados sustentáveis para os negócios e para as relações pessoais!

Por Susyane Silva dos Santos | Gerente de Gestão Corporativa | Sicoob Central NE – Associado ABRH-PB

Autor

3 Comentários

  1. Reflexões interessantes para refletirmos sobre as mudanças que estão por vir na área de Gestão de Pessoas, com a chegada efetiva do IA. Parabéns pelo compartilhamento do aprendizado no CONARH.

  2. Ana Marly Barros de Lima Responder

    Muito bom este resumo das palestras ocorridas no conarh 50 anos. Os assuntos abordados nos remetem a reflexões de como devemos enfrentar todas as mudanças, tendências, etc. Cada vez mais, percebo que ações implementadas só pra constar, não fazem os colaboradores quererem permanecer naquela empresa. O assunto etarismo e inteligência artificial, ESG, ligam nosso farol pra buscarmos mais conhecimento destes temas e nos prepararmos para os desafios que trazem pra empresa e pra liderança.

Escreva um comentário