Por Eliane de Jesus, Diretora de Conhecimento e Inovação da ABRH-PB
O ESG, sigla para Environmental (Meio Ambiente), Social (Social) and Governance (Governança Corporativa), tornou-se uma pedra angular para a sustentabilidade das organizações nos tempos modernos. Ao adotar e priorizar critérios ambientais, sociais e de governança, as empresas não apenas respondem às demandas crescentes da sociedade por práticas mais éticas e responsáveis, mas também garantem sua própria resiliência e competitividade a longo prazo.
Neste contexto, a área de gestão de pessoas desempenha um papel crucial na integração do ESG na cultura organizacional e na garantia de que os valores e práticas sustentáveis sejam incorporados em todos os aspectos da empresa. Sua participação ativa e engajamento são essenciais para promover uma cultura de responsabilidade social e ambiental que permeie toda a organização e se torne sustentável dentro do modelo organizacional.
Por isso, com o objetivo de promover trocas de experiências práticas, integrar os profissionais da área de Gestão de Pessoas e fomentar inovações nas organizações, o Circuito de Boas Práticas da ABRHPB foi até Mogeiro, no último dia 16 de abril, conhecer in loco o Projeto Laboratório de Inovação e Sustentabilidade Educacional do Instituto Alpargatas, vencedor na categoria ESG da Edição 2023 do Prêmio Ser Humano que acontece no Colégio Municipal Iraci Rodrigues de Farias.
Em uma manhã muito acolhedora e inspiradora, os participantes da visita puderam compreender a importância do alinhamento da cultura organizacional às práticas de ESG realizadas pela empresa Alpargatas através do seu Instituto Alpargatas (IA), cuja missão é contribuir para a melhoria da qualidade da educação de crianças, adolescente e jovens, de 7 a 29 anos, por meio do esporte e da cultura nas comunidades em que a empresa opera, alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – Agenda 2030.
Os programas do IA possuem 3 focos de atuação: Educação pelo Esporte, Educação pela Cultura e Voluntariado empresarial e têm um impacto social que envolve seus colaboradores, a sociedade relacionada com a organização, o poder público e vários parceiros que ajudam a reforçar a sustentabilidade dos programas desenvolvidos pelo instituto. Um destaque importante sobre os direcionamentos dos programas do IA é a forma como os participantes são instigados a ter autonomia. Como destacou Berivaldo, Diretor Executivo do IA, “Nossos programas não podem gerar dependências nas pessoas. Nem financeiras, nem emocionais. Esses pontos são fundamentais para que eles sejam sustentáveis. Eles precisam prosseguir independente de nós”.
O auge da visita foi a apresentação dos trabalhos produzidos pelos alunos do colégio dentro do Laboratório de Inovação. Crianças e adolescentes apresentaram suas pesquisas, com dados, resultados e intervenções, de maneira impecável. Também demonstraram como utilizam o processo de mentoria entre eles, afim de que os alunos do 9º ano possam desenvolver outros das séries anteriores, para que seja dada continuidade aos projetos que estão em andamento, tornando-os sustentáveis. Outro ponto de destaque é que os projetos têm como base a realidade e necessidade local, desenvolvendo o pensamento crítico dos mesmos, com olhar de responsabilidade social sobre a comunidade onde moram. Os participantes dos projetos já tiveram diversos artigos publicados e trabalhos premiados.
Foram realmente, momentos inspiradores para os profissionais e consequentemente para as empresas que estiveram presentes. Nós da ABRHPB, temos certeza que muitos frutos irão surgir a partir dos insights gerados nos participantes. E nós estamos aqui para apoiar, ainda mais, esse desenvolvimento.