Celulares, roupas, calçados, livros e eletrônicos, com certeza você já deve ter comprado alguns destes produtos em lojas virtuais. Mas você compraria um carro pela internet? Nós fizemos essa pesquisa nas redes sociais e 39% das pessoas responderam que sim, já as outras 61% responderam que não.
Nos anos 2000 a Fiat começou a vender pela internet o Mille e também o Palio Young. A Chevrolet também já ofereceu o Celta pela internet e a Renault teve o Renault Clio Yahoo sendo vendido pela rede mundial de computadores. A estratégia, que parecia inovadora, não deu muito certo no passado e as vendas não foram expressivas, mas isso pode ser explicado pelo fato de que a internet naquela época não tinha o mesmo alcance de hoje.
Algumas montadoras apostaram mais uma vez na estratégia de venda e pré-venda online. A Citröen tem o programa Start, que tem versões exclusivas do C3 e Aircross para vendas pela internet. Basta acessar o site, escolher o carro, pagar o boleto e depois buscar o veículo na concessionária. O Novo Polo 2018 foi lançado recentemente e também foi oferecido na pré-venda pela internet. Os interessados escolhiam a configuração do veículo, faziam o cadastro, escolhiam a concessionária para retirar o carro e pagavam uma taxa pela reserva.
O caso do Renault Kwid é o que mais impressiona, o subcompacto chegou ao Brasil com a missão de substituir o Clio e ser o novo carro de entrada da marca francesa. Sucesso na Índia, o Kwid começou a ser oferecido apenas no sistema de pré-venda, e para a surpresa da Renault o número de reservas foi acima do esperado. A montadora abriu um terceiro turno em sua fábrica em São José dos Pinhais/PR para produzir exclusivamente o subcompacto e atender os pedidos. Diversas pessoas reservaram o Kwid sem conhecerem o carro pessoalmente e isso mostra que a estratégia da Renault deu certo. O preço baixo, o estilo e design que lembram um SUV chamaram a atenção dos consumidores.
Esse tipo de venda tem crescido no Brasil e mostra uma mudança no comportamento do consumidor que está cada vez mais digital. É um novo momento para a indústria automotiva do Brasil que tem investido nessa estratégia para divulgar e vender seus produtos.
Quer saber mais sobre esse assunto? Então assista a reportagem abaixo: