Organização não é mágica e sim estratégia, hábito e força de vontade
Imagem Pinterest
Antes de falar sobre os quatro organizadores que podem facilitar a rotina de organização eu queria desmistificar a organização em si. Sabe aquela história que a gente escuta, de que não adianta jogar o lixo debaixo do tapete? Pois é, tem gente que acha que pode esconder a bagunça dentro de organizadores e tudo estará resolvido. Doce ilusão!
O trabalho de organização requer muito mais que a comprar organizadores, requer planejamento, estratégia, mudanças de hábitos e força de vontade em manter tudo conforme o planejado. Por isso, que o papel da personal organizer é tão importante, pois nem toda família tem tempo para executar essas tarefas ou conhecimento para tal.
Há quem nasce com uma mente organizada, mas não significa que um bagunceiro não possa chegar ao mesmo nível de organização. As dicas aqui no blog são exatamente para ajudar quem anda perdido e dizer, que se não conseguir trazer a organização para a sua casa, tudo bem! Você pode e deve pedir ajuda.
Feito isso, hoje vou iniciar uma série de dicas de organizadores que vão facilitar a sua rotina, mas entenda bem! Cada organizador cumpri uma função e vai depender da sua rotina e do hábito da família para que a organização aconteça, porque como falei: não é magia.
1° série – Como organizar o hall de entrada da casa?
Começamos aqui pelo hall de entrada já que a bagunça tem início desde o momento que entramos em casa. É que a chave acaba sendo jogada na mesa, no sofá, no hack, a mochila que vai parar na mesa, no sofá deixando esses locais inviáveis para uso. Mas pense bem, a mesa foi feita para receber refeições e lanches, não para depósito de bolsas e chaves. Da mesma forma o sofá, que está ali para a gente sentar e relaxar e não para servir de cabide de roupas, bolsas ou mochilas. Então aí vão algumas dicas de como organizar a entrada da casa:
1° Dica – PORTA-CHAVE: existem vários modelos que podem atender a organizar as chaves da casa para ninguém ficar desesperado procurando uma, quando precisa. Existem modelos de porta-chaves com espaço para correspondência e suporte para bolsas. O que já resolve outros problemas.
Imagem Pinterest
2° Dica – SAPATEIRA: se você ou seu filho adora chegar em casa tirando o sapato para refrescar o pé no chão de casa, uma sapateira de entrada pode ser uma solução.
Imagens Pinterest
3° Dica – CESTOS: quem tem filho pequeno ou adolescente em casa, certamente, já viu ou passa por isso diariamente: eles chegam da rua e vão logo tirando a roupa e jogando tudo na sala ( e olha que tem muito maridão e adultos assim, inclusive mulheres). Uma solução é deixar um cesto de entrada para já colher a roupa suja e mais tarde levá-la para a lavanderia. Assim, a roupa não fica espalhada e o hábito de tirar a roupa na sala vai permanecer (às vezes não vale a pena tanta briga para mudar um hábito), porém a roupa será direcionada para o cesto e não vai ficar espalhada pela sala.
Imagens Pinterest
4° Dica – PORTA-CONTROLE: quem não tem o costume de deixar o controle no mesmo local, sem dúvida já perdeu a paciência tendo que procurar o controle, seja da tv, da tv a cabo, do dvd, do ar condicionado, enfim. Uma saída é deixar esses equipamento dentro de um organizador. Mas se tirou, precisa colocar tudo no lugar! Não é mágica, lembra?
Imagem Pinterest
Esses organizadores podem facilitar a sua rotina. Mas tudo vai depender da necessidade da sua casa. É preciso entender como a bagunça surge e buscar soluções. Agora vai, organiza!
Espero que tenham curtido. Em breve trago mais dicas, para outros ambientes da casa.