Aprender a guardar os potes e travessas vai ajudar na organização doméstica e facilitar a rotina diária

Na cozinha, a utilização de potes e travessas é bastante comum, tanto no armazenamento de alimentos, quanto para servir as refeições e lanches. Por isso, não é difícil encontrar pessoas que fazem verdadeiras coleções de potes, principalmente, quando há muitas sobras de alimentos que precisam ser conservados na geladeira.

Diante desse cenário é comum nós depararmos com pessoas que perdem a paciência procurando a tampa de um pote ou uma travessa especifica. Daí a importância da organização! Com ela vamos não só localizar o que queremos, como também identificar o que está em excesso ou em falta.

VAMOS AS DICAS

1 – Saiba o que você tem!

Antes de mais nada é importante que você tenha conhecimento de quantos potes e travessas você tem. Será durante esse processo que você vai perceber se cada pote tem sua tampa, se algum está danificado ou que nunca tenha sido utilizado.

2 – Identifique a utilidade!

Para não se tornar um acumulador ou colecionador sem consciência disso, a dica é que após descobrir o que você tem, identifique o que de fato terá utilidade. A melhor forma é perceber isso no seu dia a dia e também por meio do espaço que você tem disponível para guardar esses itens.

3 – Tamanhos e formas

Procure separar e organizar os portes e travessas respeitando o tamanho e formato. Mantendo redondos com redondos, quadrados com quadrados e retangulares com retangulares.

4- Com tampa ou sem?

A decisão de guardar os potes com tampa ou sem tampa vai depender do espaço que você dispõe. Minha dica é manter tudo com tampa caso você tenha espaço para isso, caso contrário, mantenha as tantas ao lado dos seus respectivos potes e com uma certa frequência faça uma busca para descobrir se você perdeu algum pote ou tampa, para assim descarta-lá.

Autor

Olá, meu nome é Vanessa Braz, sou jornalista com 15 anos de atuação em diversas áreas da comunicação, trabalhando como repórter de tv, jornal impresso, na assessoria de imprensa, produção e apresentação. Neste projeto, compartilho minha experiência como personal organizer, trazendo conteúdo sobre organização para o meu público.

Escreva um comentário