Estabelecer o lugar das coisas pode por fim a bagunça

Foto Hans Braxmeier por Pixabay

A foto acima, infelizmente, retrata a forma como muitas pessoas vivem. Isso acontece, principalmente, porque elas criaram o mal hábito de deixar tudo para depois: “depois eu lavo os pratos”, “depois eu coloco a roupa no cesto”, “já já eu guardo a panela que comprei”. Enfim, são tantas desculpas para adiar o que poderia ser feito naquele instante, que a bagunça certamente vai chegar e pode ocupar muito espaço na sua vida.

Pode até parecer óbvio

Para acabar com os objetos espalhados pela casa é importante estabelecer o lugar para cada coisa e criar o hábito de devolver sempre quando pegar. A escolha das “casinhas” dos objetos precisa seguir uma lógica, ser funcional e todos da casa ser informado para que saibam onde encontrar e devolver cada coisa.

Estabeleça o lugar das coisas

Separe em categoria cada item que pretende organizar, como por exemplo os livros, as ferramentas, os documentos. Enfim, separe as categorias e se for preciso crie subcategorias para setorizar ainda mais o lugar dos objetos.

Um item que costuma tirar muitas pessoas do sério é a chave, ou melhor, as chaves da casa que geralmente ficam em cima da mesa, na escrivaninha ou ainda em locais nunca imaginados como dentro do bolso da calça. Uma simples ação, como a de estabelecer o chaveiro como o lugar para deixar as chaves, resolveria o problema. Outra sugestão seria deixar uma caixa de entrada na mesa, para que objetos como a carteira e as chaves possam ser depositadas.

Agrupe tudo que está espalhado

É importante identificar os objetos espalhados pela casa toda e organiza-los em categorias, para que os documentos que estão na mesa da escrivaninha não sejam organizados sem os documentos que estão espalhados na sala ou no quarto. Ou seja, tudo que for de documento espalhado pela casa precisa ser reunido, categorizado e organizado em um local definitivo e funcional.

Crie o hábito

Mas nada disso terá êxito sem que você e todos da casa entendam que as coisas não voltam para os seus lugares sozinhas. Então, se tirou, depois devolva para o lugar certo.

Espero que tenham gostado. Agora vai e organiza!

Autor

Olá, meu nome é Vanessa Braz, sou jornalista com 15 anos de atuação em diversas áreas da comunicação, trabalhando como repórter de tv, jornal impresso, na assessoria de imprensa, produção e apresentação. Neste projeto, compartilho minha experiência como personal organizer, trazendo conteúdo sobre organização para o meu público.

Escreva um comentário