Muito mais que uma pessoa que arruma casas
Para muitos o termo personal organizer ou mesmo profissional em organização, ainda causa estranheza. Sem saber ao certo o que faz e de que forma pode atuar é comum as pessoas confundirem o trabalho de personal organizer com o de uma diarista ou uma espécie de camareira, ou ainda uma pessoas que entende todos os troques de limpeza do lar. Mas muito mais que isso, a personal organizer transforma vidas.
A profissão é relativamente nova no Brasil, chegando por volta de 2004. Porém, tudo teria começado nos Estados Unidos, em 1983, quando um grupo de amigas teriam se juntado e oferecido serviços de organização. O projeto teria dado certo e em menos de três anos elas teriam fundado a National Association Of Profissional Organizers (NAPO), que atualmente conta com mais de 4 mil membros. No Brasil a Associação Nacional de Profissionais de Organização e Produtividade (Anpop), ainda está engatinhando com 300 associados.
Respondendo a pergunta
O objetivo principal de um personal organizer é de fato transformar vidas por meio da organização. É buscar soluções para problemas estruturais que geram bagunça e inconscientemente estresses, ansiedade, mal humor e todos os problemas relacionados a falta de organização.
Este profissional detém conhecimentos sobre técnicas que auxiliam na organização diária, promovendo uma melhor qualidade de vida. Isso porque, uma pessoa organizada é mais produtiva, focada e encara a vida com mais leveza, já que a ansiedade promovida pela bagunça não está presente em sua vida.
Na prática
O personal organizer vai promover um trabalho personalizando, observando as prioridades e necessidades do cliente e dessa forma traçar uma estratégia que melhor se adeque a ele. Faz parte do trabalho do personal organizer ajudar o cliente a fazer uma triagem do que deve ou não permanecer, categorizar os itens, estabelecer estratégias de forma personalizada, identificar a necessidade de organizadores ou de melhora na mobília (em caso de organização residencial) e organizar tudo de maneira visível, acessível e de fácil manutenção.
Áreas de atuação
São vários os nichos que um personal organizer pode atuar, não se limitando a organização de casas ou closets. Um profissional de organização poderá atuar com: baby organizer, organização digital, corporativa, pós-luto, recém casados, idosos, no treinamento de empregados, consultorias, palestras, gestão de tempo, produtividade, enfim, o céu é o limite para a atuação desse profissional.
Como contratar?
Você pode contratar um personal organizer para organizar qualquer área da sua vida, desde que encontre um profissional habilitado e especializado para tal nicho. A organização pode ser feita por ambiente, por projeto ou ainda por diária. A média que se paga, no Brasil, a um profissional da organização é de R$50, 00 (cinquenta reais) a hora, podendo passar de R$200 (duzentos reais) a hora.
Fim da bagunça?
Depois que a organização é feita, a manutenção precisa ser realizada. As soluções são apresentadas, mas se a estratégia utilizada não for respeitada, ou seja, a cliente não adquirir o hábito de fazer o mínimo, a manutenção precisará ser feita mais cedo do que o usual, que é a cada seis meses.
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1 Comentário
Sou a Mariana Ferreira, gostei muito do seu artigo tem
muito conteúdo de valor, parabéns nota 10.
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