Com um pouco de organização é possível reduzir o consumo de energia elétrica

Foto: Colin Behrens por Pixabay

Sabe aquele banho de água quente, o soninho no quarto com ar condicionado e a casa toda iluminada com um projeto incrível de iluminação? Pois é, tudo isso pesa no bolso e com o reajuste de 7,08%, anunciado pela Energisa, o custo será ainda maior. Com essa notícia, que tal reavaliar os hábitos de consumo para economizar?

A questão do hábito é séria, principalmente se ele for ruim. Eu por exemplo, sempre tive o hábito de sair apagando todas as luzes, de desligar o chuveiro na hora de aplicar o shampoo ou condicionar, porém eu percebi que a referência para esses hábitos também é importante. Meus pais são mais deligados com o consumo da energia, por isso eu sempre estava apagando as luzes, mas quando eu casei e tive filho (fato que me deixou mais esquecida) eu percebi que precisava melhorar ainda mais os meus bons hábitos. Ou era isso ou eu compraria uma briga feia com meu marido. Ele sim é metódico com essas questões.

Vamos aos sete hábitos e escolhas econômicas

1 – Aproveite a luz natural

Para reduzir o consumo de energia, procure deixar a luz natural entrar dentro de casa e assim as lâmpadas serão acessas apenas quando realmente for necessário.

2 – Troque as lâmpadas

Talvez as lâmpadas que você tenha em casa não sejam das mais econômicas. Procure utilizar as lâmpadas de led, para reduzir o consumo de energia.

3 – Tire da tomada

Não deixe os equipamentos eletrônicos ligados na tomada sem que eles estejam sendo usados. Até mesmo aquela televisão e o microndas que estão em stand by consomem energia.7

4 – Não abra e feche a porta da geladeira

Esse costume aumento muito o consumo de energia elétrica, portanto, pense no que vai querer antes de abrir a geladeira.

5- Chuveiro no modo verão

A melhor economia seria desligar o chuveiro elétrico, mas quando essa não foi a opção, procure tomar banho rápidos e no modo verão////

6 – Lave tudo de uma vez

Procure acumular um tanque de roupa, para lavar tudo de uma só vez ou reduzir a quantidade de lavadas durante a semana.

7 – Reduza o uso do ferro de passar roupa

A melhor maneira para reduzir o uso do ferro de passar roupa é comprando peças com tecidos que não demandem a utilização do ferro. Caso contrário você pode utilizar a mistura de álcool e amaciante e quando a roupa secar no varal, você borrifa essa solução e alisa bem as peças, que irão desamassar. A outra forma é acumular roupas para passar tudo em um único dia.

Espero que tenham gostado das dicas e passem a organizar melhor os seus hábitos ao ponto de sentir o impacto dessas decisões na conta de fim de mês.

Autor

Olá, meu nome é Vanessa Braz, sou jornalista com 15 anos de atuação em diversas áreas da comunicação, trabalhando como repórter de tv, jornal impresso, na assessoria de imprensa, produção e apresentação. Neste projeto, compartilho minha experiência como personal organizer, trazendo conteúdo sobre organização para o meu público.

Escreva um comentário