Técnica facilita localização dos títulos sem gerar bagunça

Para quem tem um cantinho da casa dedicado a leitura, organizar os livros, dentro de uma lógica que facilite a localização dos títulos é imprescindível. Pelo menos, para que gosta de ter as coisas organizadas! E é para você, que busca uma técnica para deixar seus livros organizados, que eu falo.

Para organizar os livros é possível utilizar uma série de técnicas, das mais elaboradas com sistema informatizado, por numeração, ordem alfabética, a sistemas mais simples como pela cartela de cores. A melhor opção é você quem vai decidir. Se você tem um acervo muito grande, talvez seja o caso de buscar ajuda profissional para catalogar todos os títulos e facilitar a localização deles. Mas se o seu acervo é pequeno, as dicas que vou trazer podem te ajudar.

Organização pelas cores

Esse tipo de organização deixa o ambiente visualmente bonito e é super interessante para crianças, que vão conseguir localizar os livros pelas cores, especialmente se ainda não forem alfabetizadas. Essa técnica é bastante utilizada pelas personal organizers “The Edit Home”.

Organização por gênero, autor e títulos

Essa organização é bem interessante para quem livros o suficiente para consegue separa-los por gênero, título ou autor. Existe ainda a possibilidade de criar subcategorias, como por exemplo: gêneros e, dentro desse grupo, dividir por autores e colocá-los em ordem alfabética.

Organização por ordem alfabética

A técnica pode ser uma boa pedida, para quem não tem tantos livros e lembra bem o título de cada um. Dessa forma é só organizar os títulos de A a Z retirando a promeira vogal dos títulos, como por explemplo em “O senhor dos Anéis”, deixando “Senhor dos Anéis”.

+Dicas

Lembre-se sempre de fazer uma triagem dos livros que estão encostados e nunca lidos, para passar esses títulos para outras pessoas e assim compartilhar conhecimento e desencalhar esses livros.

Outra dica é estabelecer uma frequência para revisitar a estante e reorganizar os títulos novamente, aproveitando para fazer uma limpeza no local. A higienização vai afastar traças e outras pragas dos seus livros e fazer com que o tempo de vida dele seja mais longo.

Espero que tenham gostado! Agora vai e organiza!!!

Autor

Olá, meu nome é Vanessa Braz, sou jornalista com 15 anos de atuação em diversas áreas da comunicação, trabalhando como repórter de tv, jornal impresso, na assessoria de imprensa, produção e apresentação. Neste projeto, compartilho minha experiência como personal organizer, trazendo conteúdo sobre organização para o meu público.

Escreva um comentário