O significado de ambas é distinto, mas uma complementa a outra

Para ajudar na compreensão basta entender que a organização nada mais é do que a busca por soluções. É um processo que identifica o problema e apresenta uma ou mais soluções de modo que ele não volte a acontecer.

NÃO CONFUNDA ORGANIZAÇÃO COM ARRUMAÇÃO

Porém, vale lembrar que a organização não pode ser confundida com arrumação, pois esse último é como pegar os sapatos espalhados no chão do quarto e empurrá-los para debaixo da cama. O chão vai ficar livre da bagunça, mas essa não será uma solução definitiva pois a bagunça só mudou de endereço. Organizar é destinar cada par de sapato para seu cantinho, respeitando o espaço e a funcionalidade dele.

UMA ROTINA DOMÉSTICA ORGANIZADA

Para melhor entendimento do que seja rotina doméstica, basta pensar em todas as obrigações que temos dentro de casa, como cozinhar, fazer a feira, lavar a louça e as roupas, limpar a casa, enfim, são tarefas que precisamos cumprir para mante-lá limpa e em ordem. E é aí que a organização entra para ajudar a manter a rotina doméstica mais prática, já que ela busca soluções.

A organização vai dar o norte para a realização de uma rotina doméstica, de forma que ela não se torne um fardo na vida de quem a realiza. Recentemente, li um texto no livro “Vida Organizada”, de Thais Godinho que me chamou atenção e fala exatamente sobre isso:

“Organizar-se dá trabalho? Para quem não vê benefícios em se organizar, pode parecer que sim. Para mim, porém, o que realmente dá trabalho é ter uma vida bagunçada e nunca conseguir se lembrar de nada, ou passar horas procurando por algo perdido. Realmente, isso dá um trabalhão! E muitas pessoas – talvez até mesmo você, querido leitor – vivem dessa maneira.”

Portanto, comece a colocar em prática a organização na sua rotina doméstica.

DE QUE FORMA?

Colocando no papel tudo o que você precisa fazer dentro de casa e distribuindo essas tarefas ao longo da semana. Manter um mural com as obrigações de forma visível também vai ajudar a não esquecer o que precisa ser feito. Além disso, aplique a organização em cada ambiente da casa, se valendo dos passos para a organização que eu já postei aqui no blog https://blog.portalt5.com.br/vaiorganiza/2019/10/07/seis-passos-para-a-organizacao/ e tem um outro post que pode te ajudar, que traz a sugestão de como ter uma rotina de limpeza doméstica, inclusive com uma planilha para download https://blog.portalt5.com.br/vaiorganiza/2019/11/04/organizacao-na-rotina-do-lar/

 

 

Autor

Olá, meu nome é Vanessa Braz, sou jornalista com 15 anos de atuação em diversas áreas da comunicação, trabalhando como repórter de tv, jornal impresso, na assessoria de imprensa, produção e apresentação. Neste projeto, compartilho minha experiência como personal organizer, trazendo conteúdo sobre organização para o meu público.

Escreva um comentário