Saiba como manter a rotina de estudos do seu filho dando a ele autonomia por meio da organização

Foi assistindo a uma palestra, da personal organizer Natalia Zanardi, no 7° Congresso Internacional Personal Organizer Brasil 2020, que me veio a inspiração para falar sobre esse tema. No evento, Natalia oferece três sugestões de planilhas que prometem facilitar a rotina de estudos de crianças e adolescente, criando neles o senso de responsabilidade e autonomia.

Assistindo a essa palestra, lembrei da época em que eu me preparava para as provas de vestibular. A minha planilha era um planner semanal com horário e disciplinas. Intuitivamente, porque eu não tinha conhecimento sobre ferramentas de estudos e planner, eu distribuía as disciplinas ao longo da semana e delimitava um horário para cada uma delas, priorizando aquelas que eu tinha maior dificuldade. Outro recurso que eu usava era fazer os exercícios do livro, mesmo aqueles que o professor não pediu, além de escolher outros dois livros para fazer mais exercícios.

Ao assistir a palestra, percebi que essa técnica de fato pode ajudar muitos estudantes a terem autonomia e controle dos estudos. Então porque não introduzir isso o mais cedo possível na vida de uma pessoa? Pois bem, aqui eu compartilho o que aprendi para que você também possa aplicar essas técnicas na rotina de estudos do seu filho. O meu ainda vai depender de mim por um bom tempo, afinal, Matheus está apenas com 5 meses de vida, mas assim que tiver seus 10 anos, certamente, irei aplicar essa técnica para dar autonomia ao meu filho.

POR ONDE COMEÇAR?

Entenda que seu filho é capaz de aprender tudo e quanto mais cedo ele aprender a ter senso de responsabilidade, mais autonomia ele terá para escolher e priorizar o que de fato será importante na vida dele, sempre norteado pela educação dos pais. Portanto, sente junto com o seu filho e analisem a agenda dessa criança, não preencha todos os horários, permita que seu filho tenha tempo livre para o tédio que será o momento no qual a criatividade e o desejo por algo irá despertar.

Estabeleça uma rotina consistente com horário para acordar, se alimentar, de brincar, estudar, descansar, controle do uso de aparelhos eletrônicos, tempo com os pais para manter um bom dialogo, afeto e aproximação, tempo para praticar algum esporte e principalmente para uma boa noite de sono.

ESTABELECENDO A ROTINA DE ESTUDOS

1 – Procure saber junto a escola a rotina de disciplinas que seu filho terá ao longo da semana, assim como as datas de provas (muitas já tem desde o início do ano letivo) e tenha em mãos, em local visível essa planilha: dias da semana, disciplinas e provas.

2 – Sente com o seu filho para construirem juntos a rotina de estudos. Como são muitas disciplinas, priorize os estudos daquelas que ele tem maior dificuldade. Nessa planilha coloque os dias da semana, as disciplinas que serão estudadas e os horários, tarefas do dia (procure sempre fazer a tarefa no dia porque há estudos que comprovam que quando um assunto é aprendido no dia e exercitado, acaba sendo melhor assimilado) e provas.

3 – Crie também uma planilha com as disciplinas e notas de provas para que o seu filho e você tenham uma visão geral do desempenho dele ao longo do ano e onde será necessário um esforço maior nos estudos.

4 – Com a rotina de estudos estabelecida e as planilhas impressas em local visível, mantenhas atualizadas e sempre que necessário reajuste a rotina junto com o seu filho, mantendo sempre o dialogo. No início a presença dos pais será necessária, mas com o tempo, seu filho vai conseguir fazer tudo sozinho e entenderá que as conquistas só virão com a organização e empenho dele e de mais ninguém.

Para facilitar sua vida, vou disponibilizar as planilhas para a rotina escolar do seu filho. As três primeiras planilhas são para colocar as disciplinas e acompanhar as médias no bimestre, se tem necessidade de recuperação, quantos pontos vai precisar para se recuperar. Tem planilha para o primeiro, segundo e terceiro bimestre.

Abaixo vou colocar a tabela para colocar as disciplinas e atividades que seu filho realiza durante a semana.

E por último, a planilha com a rotina de estudos. Ela é semanal, então precisa ser atualizada toda semana com as provas que serão feitas durante a semana, as disciplinas e tarefas que precisam ser feitas para aprimorar e fixar o conteúdo.

 

Agora é fazer o download, imprimir e colocar em prática. Depois me dconta como está sendo!

Espero que tenha gostado!

Autor

Olá, meu nome é Vanessa Braz, sou jornalista com 15 anos de atuação em diversas áreas da comunicação, trabalhando como repórter de tv, jornal impresso, na assessoria de imprensa, produção e apresentação. Neste projeto, compartilho minha experiência como personal organizer, trazendo conteúdo sobre organização para o meu público.

Escreva um comentário