Dia de Reis chegou e é hora de desmontar a árvore e guardar os enfeites natalinos

Foto de cottonbro no Pexels

Para quem segue a tradição católica, todo dia 06 de janeiro é celebrado o Dia de Reis. A data relembra os três reis magos, que guiados pela estrela de Belém chegaram até o menino Jesus. E é nessa data que, tradicionalmente, a árvore de natal é desmontada e os enfeites natalinos guardados. Para quem tem dúvida na hora de guardar os itens de maneira organizada e segura, acompanhe as dicas a seguir.

Enfeites Natalinos

Existem várias formas de se guardar os enfeites natalinos, mas eu gosto muito dos saquinhos de ziploc, assim podemos separar os enfeites por categorias e colocá-los em saquinhos distintos. Depois disso é só guardá-los dentro de uma caixa, de preferência transparente para que você consiga distinguir o tipo de enfeite que há ali dentro. Os enfeites mais delicados podem ser enrolados em papel filme ou saco bolha.

Pisca-piscas e correntes

Para preservar os pisca-piscas e aquelas correntes que ficam envolta da árvore é interessante guardá-los de uma forma que os fios não fiquem enlinhados. Uma boa dica é utilizar o rolo do papel higiênico, quele que fica quando o papel acaba, e ir enrolando os piscas e as correntes, separadamente. Mas o processo pode ser feito em qualquer estrutura: um pedaço de papelão, potes de plástico no formato cilíndrico, pedaços de macarrão usados na hidroginástica e por aí vai. A atenção deve estar voltada para a forma como esses fios serão enrolados, para não danificar a estrutura, principalmente dos piscas, e mais tarde eles apresentarem mal contato. Portanto, não dobre o fio, principalmente na base da tomada.

Bolas, estrela e laço

Esses enfeites podem ser guardados dentro dos saquinhos de ziploc, mas procure deixar as bolas da mesma categoria ou cor juntas e assim facilitar a montagem da árvore no próximo natal. Outra opção é guardar as bolas em copos descartáveis dentro de uma caixa e dependendo do tamanho das bolinhas, até em caixas de ovo. Já a estrela e os laços devem ser guardados de maneira mais cuidadosa, envolvendo a estrela em um saco bolha ou em papel filme e os laços em papel filme e em local que não danifique a estrutura dos laço. Na hora de colocá-los na caixa mantenha os produtos mais delicados sempre em cima ou em caixas separadas.

Decoração natalina

Aqui entram aqueles enfeites que ornamentaram a sua casa, não apenas a árvore de natal: Papai Noel, anjinhos, o presépio, canecas temáticas, toalhas e outros itens. Todos eles devem ser guardados por categoria, de forma que no próximo natal você saiba exatamente que itens de decoração estão ali: decoração de natal do hack, decoração de natal do banheiro, decoração de natal da cozinha, toalhas e panos de prato de natal, por exemplo. Da mesma forma, procure guardar esses produtos em caixas, mas não soltos e sim separados por categoria, dentro de saquinhos de ziploc, papel filme ou saco bolha.

Árvore de Natal

Desmonte a árvore com cuidado para não danificar a estrutura das folhas. Tire a medida das parte e escolha uma caixa de plástico que caiba toda a estrutura da árvore desmontada, ou se preferir guarde-a na caixa que ela veio ou ainda em um saco grande. Mas antes de guardar a árvore, vamos enrolá-la com saco bolha, dessa forma ela ficara bem acomodada e segura.

Agora é colocar a mão na massa e iniciar a desmontagem de tudo. Aqui em casa, não vamos conseguir fazer tudo hoje, por causa do nosso bebê e como esse foi o nosso primeiro Natal casados, temos que providenciar todos os itens para acomodar nossos enfeites e a árvore. Em breve posto como foi a desmontagem aqui em casa!

Autor

Olá, meu nome é Vanessa Braz, sou jornalista com 15 anos de atuação em diversas áreas da comunicação, trabalhando como repórter de tv, jornal impresso, na assessoria de imprensa, produção e apresentação. Neste projeto, compartilho minha experiência como personal organizer, trazendo conteúdo sobre organização para o meu público.

Escreva um comentário