Dizem que deixar a pia cheia de louça ou roupa suja para lavar na virada do ano é mal presságio. Então, ainda dá tempo de começar a destralhar a casa, para um 2021 mais organizado

Não sei vocês, mas aqui em casa temos a tradição de não deixar nada sujo para a entrada do ano novo. É como se não trouxesse sorte ou algo positivo para o ano que se inicia. Então, que tal encerrar esse ano conturbado de 2020 arregaçando as mangas e destralhando tudo que não usa mais? Assim, até o 31 de dezembro podemos conseguir deixar tudo organizado dentro de casa.

O que é destralhar?

No dicionário a palavra é descrita como um verbo, que significa retirar ou desembaraçar-se de tralha ou de coisas inúteis. Cabe a mim destacar que a sua tralha pode não ser a tralha de outra pessoa. Pois o inútil a você, pode ter utilidade para outro. Por isso o processo de organização, que começa com o descarte ou destralhamento é pessoal e precisa ser feito de maneira personalizada. Não tenho como trazer uma solução mágica, apenas desenhar o processo para que você consiga personalizar a sua organização atendendo a suas necessidades. Afinal, não posso dizer que você deve permanecer apenas com 5 pares de sapatos quando você tem uma coleção ou que, livros devem ser lidos e passados para frente, se você quer montar a sua biblioteca.

Para facilitar o entendimento do que é útil ou que merece ser destralhado, vou colocar essa arte abaixo, da personal organizer Camila Cruz, que foi minha professora de formação nessa profissão. Com esse infográfico fica mais fácil entender o que vai permanecer dentro de casa.

Por onde começar?

Vai depender da sua necessidade. Talvez você queira destralhar apenas um cômodo da casa ou ela toda. Mas sugiro que comece pelo local que mais te incomoda ou que você percebe que precisa passar por esse processo, porém, deixe por último aquela categoria que você tem mais apego, porque o processo pode ser mais difícil e você não se sentir tão motivada para continuar. A partir da daí é arregaçar as mangas e começar a destralhar, selecionando o que usa, do que não usa, do que precisa de conserto ou vai para o lixo e ainda o que pode ser doado ou vendido.

É incrível como guardamos coisas inúteis achando que um dia vamos usar e nunca usamos, apenas criamos tralhas dentro de casa que podem deixar uma energia muito ruim no ambiente, exatamente por ocupar espaços que deveriam estar livres para o que de fato nos faz feliz.

Uma vez ouvi a frase que a nossa casa serve para a gente viver e não para acumular coisas, então precisamos dar sentido ao que temos. Observe se realmente precisa daquilo fisicamente. Por exemplo, se o manual de um equipamento pode ser consultado pela internet, então é possível dispensar o manual físico, o de papel. Observe ainda o sentido de ter aquilo, porque comprar?

Além de destralhar por local, você também tem a opção de fazer esse processo por categoria e até sub-categorias. Abaixo pontuei algumas categorias que você pode ter em casa e que podem ser selecionadas. Agora, para que tudo dê certo é bom criar um plano, fazer um planejamento de como esse processo será feito, estabelecendo dias, horários e prazo para que o projeto seja finalizado. Dessa forma você pode ir cumprindo cada etapa planejada e se sentindo motivada a continuar.

Categorias para destralhar:

  • Roupas (que podem ter sub-categorias como calças, camisas, shorts, vestidos, etc)
  • Calçados
  • Bolsas
  • Acessórios (também cabe colocar as sub-categorias como colar, brinco, anéis, etc)
  • Documentos
  • Livros
  • Papeladas
  • Aparelhos eletrônicos
  • Fios e Cabos
  • Panelas
  • Talheres
  • Recipientes plásticos
  • Cosméticos
  • Roupa de cama e banho
  • Panos – de chão e franelas
  • Decoração
  • Brinquedos

Vou deixar o link três postagens que podem te ajudar na organização, depois de finalizado o destralhamento:

Seis passos para a organização – https://blog.portalt5.com.br/vaiorganiza/2019/10/07/seis-passos-para-a-organizacao/

Guarda-roupa organizado e funcional – https://blog.portalt5.com.br/vaiorganiza/2019/12/23/guarda-roupa-organizado-e-funcional/

Hábitos para organização – https://blog.portalt5.com.br/vaiorganiza/2020/04/13/habitos-para-organizacao/

Espero que tenham gostado das dicas e as coloquem em prática! Compartilhe com seus amigos no whatsapp, até a próxima!

 

Autor

Olá, meu nome é Vanessa Braz, sou jornalista com 15 anos de atuação em diversas áreas da comunicação, trabalhando como repórter de tv, jornal impresso, na assessoria de imprensa, produção e apresentação. Neste projeto, compartilho minha experiência como personal organizer, trazendo conteúdo sobre organização para o meu público.

Escreva um comentário