Tem gente que já  nasceu com a função organização ativada no cérebro e outros precisam de um empurrãozinho. Mas para sair do status de bagunceiro para organizado é preciso uma mudança de hábito, então, que tal aprender algumas atitudes que podem te ajudar com organização?

1. Arrumar a cama

Nada melhor do que começar o dia com uma tarefa simples de ser realizada e que vai deixar sua rotina bem mais agradável: arrumar a cama. Ao levantar mantenha esse hábito, que leva apenas alguns minutinhos. Você vai perceber o quanto será bom voltar para casa, depois de um dia de trabalho, e sua cama está arrumada. Para tornar a prática ainda mais agradável, borrife águas de lençol para deixar um cheirinho bom por toda a cama.

2. Determine o lugar de cada coisa

Parece até óbvios falar que cada coisa precisa ter o seu lugar, mas é muito comum as pessoas deixarem as coisas espalhadas porque não há um local definido para elas serem guardadas. Quando os locais são definidos é mais fácil estabelecer a ordem do tirou, guardou. Observe onde há uma concentração maior de bagunça e busque soluções para que a bagunça não permaneça. Se a mesa de jantar fica cheia de chaves, celulares, correspondência e a mochila dos filhos, talvez falte uma caixa de entrada para esses itens ou a instalação de um porta-chaves, com penduradores para as mochilas e bolsas.

3. Recolher itens espalhados

Ao longo do dia, nem sempre conseguimos manter a regra do tirou guardou, principalmente se você tem criança em casa. Então, ao final do dia saia recolhendo as coisas espalhadas e as devolvendo para suas “casinhas”. Esse hábito já vai proporcionar um ambiente organizado no dia seguinte.

4. Lavar a louça

Um dos locais onde a bagunça costuma reinar é na cozinha. Mas se você criar o hábito de cozinhar e já ir lavando, depois tudo vai ficar bem mais prático. Não deixe resto de comida se acumular e coloque todos para ajudar. A regra precisa ser: Sujou? Lavou! Quando isso não for possível, por causa das crianças muito pequenas, por exemplo, a dica é não deixar acumular e assim que sujar, lavar em seguida. Mantenha esse hábito!

5. Cheirinho de limpeza

Águas de lençol, incensos e aromatizadores de ambientes são alguns dos recursos que podemos usar para deixar a casa ainda mais agradável. Escolha um aroma que agrade a todos e desfrute do cheirinho de casa limpa.

6. Sete em um

Uma dica muito legal e que espanta a preguiça é colocar 7 sacos de lixo na mesma lixeira, assim quando você tirar o lixo, não vai precisar colocar o outro saco. Assim não dá aquela preguicinha de tirar e colocar os sacos.

7. Menos é mais

E uma última dica, seria ter poucas coisas. Procure ter o essencial. Se você não tem tempo e quer manter a ordem e a limpeza, evite ter muitos objetos que vai demandar tempo para limpeza e organização. O menos aqui, será mais tempo para você e sua família.

Espero que tenham gostado e compartilhem esse conteúdo para quem.precisa de mais organização na vida.

Autor

Olá, meu nome é Vanessa Braz, sou jornalista com 15 anos de atuação em diversas áreas da comunicação, trabalhando como repórter de tv, jornal impresso, na assessoria de imprensa, produção e apresentação. Neste projeto, compartilho minha experiência como personal organizer, trazendo conteúdo sobre organização para o meu público.

Escreva um comentário