Nesse período de isolamento social, quem se viu obrigado a trabalhar em casa precisou buscar alternativas para manter a vida laboral e a produtividade ativa.

Na mesa de jantar, no cantinho da varanda, na sala de estar ou na melhor das alternativas, no próprio escritório, o trabalho em home office precisou, ou ainda precisa, ser feito. E é diante do caos que muitas vezes nos damos conta da importância da organização para que as coisas fluam da melhor forma possível.

A dica de hoje é para manter a ordem no seu home office, ou área de trabalho. Dicas essas, que também servem para os estudantes que precisaram se adaptar ao ensino à distância.

Ambiente tranquilo

É claro que nem sempre a realidade das famílias vai favorecer o silêncio e a tranquilidade, mas o ideal é escolher um ambiente da casa que permita uma maior tranquilidade. Sem interferências a concentração no trabalho ou estudos será bem maior.

Limpeza

Para que o trabalho possa fluir, nada melhor que estar em um ambiente limpo. A dica é manter o espaço higienizado, por isso evite fazer lanches nesse local. Durante as pausas, saia e relaxe em outra ambiente.

Tenha o necessário

A área de trabalho precisa ser um local que favoreça a concentração, então, procure manter neste espaço apenas o essencial para que seu trabalho aconteça.

Uma mesa com muitos livros, cadernos e outros itens pode promover uma poluição visual e tirar o foco do que realmente é importante.

Por mais que você goste de ter várias canetas, documentos e postites espalhados na mesa, tenha em mente que nela você deve manter apenas o necessário para a realização do seu trabalho.

Organize e tenha tudo a mão 

Além de manter o espaço livre de distrações é importante fazer a organização da área de trabalho, seguindo os passos da: triagem, categorização e da organização em si.

Portanto, retire tudo do local e identifique o que precisa permanecer, do que não deve estar ali, ou do que precisa de concerto, ser doado ou descartado. Depois, separe os itens por categorias e os organize de forma a deixar tudo visível e de fácil acesso.

Organize as canetas excedentes, assim como documentos e papéis em alguma gaveta ou em um espaço reservado, para manter a mesa livre de informações que possam te distrair.

Você pode organizar os itens de escritório em caixinhas ou divisórias e os documentos em uma caixa de entrada, em pastas ou arquivos identificados para facilitar a localização deles.

Tenha por perto uma agenda ou planner para anotar todos os compromissos e assim não perder prazos e reuniões. Com uma área  de trabalho clean e organizada, manter o foco e a produtividade será mais simples.

 

 

Autor

Olá, meu nome é Vanessa Braz, sou jornalista com 15 anos de atuação em diversas áreas da comunicação, trabalhando como repórter de tv, jornal impresso, na assessoria de imprensa, produção e apresentação. Neste projeto, compartilho minha experiência como personal organizer, trazendo conteúdo sobre organização para o meu público.

Escreva um comentário