Visualizar tudo para não esquecer o que tem é um ponto importante na organização

Não precisa ser um amante de sapatos para querer mantê-lo organizados. A organização é uma prática que, sem dúvida, facilita a rotina e hoje vou trazer algumas dicas de como organizar os seus sapatos.

Para começar a regra básica, se é que posso dizer que existe regra, seria manter os calçados limpos e nunca guardá-los sujos.

Tenha sempre por perto ou em um local separado um paninho daqueles reutilizáveis e álcool 70%. Sempre que possível leve o calçado para a lavanderia para uma higienização melhor, lavando a sola do sapato com a mistura de água e água sanitária (para cada litro de água, 1 colher de sopa de água sanitária).

Ideias para fazer a organização acontecer

Para quem tem uma sapateira ampla e uma quantidade de sapatos proporcional ao espaço, tudo fica mais simples. A organização pode ser feita por uso, deixando os calçados que mais utiliza de maneira mais acessível, pode ser também por tipo, por exemplo, sandálias com sandálias, sapatilhas com sapatilhas e tênis com tênis ou ainda por cor. A escolha deve atender a sua realidade e fazer sentido para o seu dia a dia.

Organizar os sapatos como vemos na foto, com a frente para um lado e o salto para o outro é uma maneira de ganhar espaço e também de visualizar os saltos na hora de escolher o que usar.

Para quem tem botas e bolsas, a dica é preencher a parte interna delas para que fiquem estruturadas e com o tempo não amassem ou criem fissuras. Existe no mercado materiais próprios para esse fim, mas também podemos usar a criatividade e preencher as botas com aqueles macarrões usados nas aulas de hidroginástica, almofadinhas dentro das bolsas ou papel bolha.

Durante a organização é importante também seguir os passos que já ensinei: descartar, categorizar e organizar. Além disso, a criatividade pode proporcionar sapateiras criativas, substituindo a tradicional prateleiras por canos de pvc, como na foto abaixo.

É possível organizar os sapatos em caixas transparente, caso seu armário tenha espaço amplo. É importante que seja transparente para que você visualize o que tem dentro e não tenha que abrir todas as caixas para tentar encontrar o calçado que deseja. Se a caixa não for transparente, lembre de identificar as caixas de preferência com a foto do calçado.

Você ppode aproveitar melhor os espaços utilizando também esse organizadores de sapatos.

Quem tem espaço no cabideiro também pode usar essa dica abaixo, lembrando de manter sempre os calçados limpos.

E para quem tem pouco espaço, procure aproveitar cada cantinho como nos exemplos a seguir. Com base de correr debaixo da cama e sapateira embutidas em pufes, por exemplo.

Espero que tenham gostado das dicas e coloquem em prática. Se curtiram, compartilhe!

 

Autor

Olá, meu nome é Vanessa Braz, sou jornalista com 15 anos de atuação em diversas áreas da comunicação, trabalhando como repórter de tv, jornal impresso, na assessoria de imprensa, produção e apresentação. Neste projeto, compartilho minha experiência como personal organizer, trazendo conteúdo sobre organização para o meu público.

2 Comentários

Escreva um comentário