E como a pandemia dá sentido a reserva de emergência

Foto: Pinterest / jrfinancas

O momento em que vivemos me fez refletir sobre a importância da organização financeira e do quanto nós brasileiros, e me incluo nesse grupo, precisamos amadurecer a forma como lidamos com o dinheiro. O dinheiro pode não comprar a felicidade, mas será com ele, com a reserva que fazemos dele, que teremos fôlego para superar momentos de crise como agora.

Mas do ponto de vista doméstico como podemos economizar e criar uma reserva para dias piores? Tudo bem que esperamos que as coisas melhorem, mas não podemos contar com a sorte)? Ter o controle do orçamento doméstico é um passo importante na organização financeira. Mas por onde começar, Vanessa?

Não sou especialista em finanças mas sei o básico para compartilhar com vocês e espero poder, de alguma forma contribuir com o pouco que sei. Então para começar, o ideal é criar uma reserva de emergência que te dê folego por pelo menos três meses, mas diante das dificuldades econômica, considero mais prudente uma reserva de 6 meses.

E o que seria essa reserva de emergência?

A reserva de emergência nada mais é do que a média de consumo que você ou sua família tem durante o mês, vezes seis. Se os gastos fixos e variáveis da sua vida somam 1 mil reais por mês, por exemplo, então você precisaria de uma reserva de 6 mil reais. E esse valor é para emergências de fato! Algo que foge do seu controle, algo que não estava previsto. Como perder o emprego, o carro que quebrou, uma doença inesperada, enfim, coisas desse tipo e não uma calça que você desejou comprar para satisfazer um desejo de consumo.

Por mais apertada que a situação se encontre é importante reservar sempre um valor para a reserva. Se na atual situação as dividas são maiores que os recursos que entram, procure reduzir despesas e PRINCIPALMENTE, gerar renda extra. Qualquer R$30 reais vai se tornar R$ 300 depois de 10 meses e pode ser o valor da bateria do carro que terminou e você estará preparado para repor esse valor, sem se apertar em dívidas. Por mais que demore anos, ou até você nunca consiga chegar aos 6 mil reais, ter um valor guardado vai te dar fôlego para situações inesperadas.

10 dicas para economizar neste período?

1- Não pague pacote de serviços na sua conta corrente. O Banco Central ele garante a todo consumidor o direito a um pacote de serviços básico e gratuito, em todos os bancos.

2- Cancele o cartão de crédito que te cobra anuidade e adquira um seja isento de anuidade. Ou tente negociar um valor mais acessível para você.

3- Analise as comprar no supermercado e veja o que é possível cortar, pelo menos durante esse período ou até conseguir formar uma boa reserva de emergência.

4- Não saia de casa para fazer comprar sem antes ter pré-estabelecido o quando vai poder gastar e o que vai comprar. Quando não traçamos essas metas, a tendência é se deixar levar pela emoção e desejo de consumo.

5- Procure levar o catálogo de vários supermercados, muitos deles reduzem o preço do produto ao mesmo do concorrente. Mas se for ficar em casa e optar pelas compras online, pesquise bem!

6- Tente reduzir o consumo de energia em casa. Chuveiro elétrico e ar condicionado são grandes vilões. Mas fique atendo as tomadas ligadas, sem o aparelho estar em uso e as lâmpadas acesas sem necessidade. Procure lavar as roupas sempre que acumular um montante e procure passar todas num mesmo dia (eu detesto passar roupa, por isso procuro ter roupas que não amacem facilmente, na hora de colocar a roupa para secar estico bem para ja secar esticadinha).

7- Talvez seja o momento, mesmo que provisório, de rever os gastos com tv a cabo. Quem saber manter apenas a internet e ficar com a tv aberta gratuita e um canal de streaming, que pode ser contratado bem mais em conta que os canais da TV Fechada.

8- Procure fazer algo que possa gerar renda extra. Aqui entram as habilidades que vocês tem. Se você acha que não tem habilidades, peça ajuda para os amigos, ao Google para sugerir ideias de renda extra. Use a criatividade e deixe a vergonha de ganhar dinheiro licitamente de lado, afinal quem paga suas contas é você mesma!

9- Como estamos em um blog de organização, que tal dar uma geral na casa e separar aquelas roupas, sapatos, casacos, utensílios domésticos ou eletroeletrônicos que você não usa e que podem ser vendidos e gerar renda extra? Não tenha vergonha, as pessoas vendem de tudo e outras compram de tudo.

10- Faça a sua reserva em 30/70. ou seja, reserve 30% do que você ganhar para aposentadoria (10%), em uma aplicação de longo prazo – se você não sabe o que é isso mexa esses dedinhos e pesquise, se preocupe com o seu futuro para não depender exclusivamente do governo – e para planos de curto, médio e longo prazos (20%) – aqui entra a reserva de emergência assim como uma reserva para comprar um bem de consumo, como um tênis ou uma viagem. Tem essa postagem que falo direitinho sobre isso: https://blog.portalt5.com.br/vaiorganiza/2019/11/18/organizacao-financeira-qual-o-tamanho-do-seu-sonho/

E para dar aquela forcinha, tem essa live que fiz com o consultor e educador financeiro, Anderson Alves.

Espero que você consiga colocar em prática essas dicas e assim economizar e quem sabe iniciar sua reserva de emergência. Lembre-se que é preciso ter responsabilidade com o dinheiro, ele não aceita desaforo!

 

Autor

Olá, meu nome é Vanessa Braz, sou jornalista com 15 anos de atuação em diversas áreas da comunicação, trabalhando como repórter de tv, jornal impresso, na assessoria de imprensa, produção e apresentação. Neste projeto, compartilho minha experiência como personal organizer, trazendo conteúdo sobre organização para o meu público.

Escreva um comentário