Ir ao supermercado exigia planejamento e em tempos de pandemia a organização é essencial

Foto: Pinterest

Olá meus desordeiros, estamos vivendo um momento inédito na vida da maioria de vocês. Em uma época como essa, podemos tirar lições importantes, uma delas é a organização da sua vida para promover maior leveza e praticidade no seu dia a dia. Hoje vamos falar sobre a organização que precisamos ter em tempos de pandemia do Coronavírus. Se antes ir ao supermercado exigia planejamento, hoje é necessário uma operação de guerra.

Mas como assim Vanessa? Uma operação de guerra?

Sim, isso porque existem protocolos de higiene para que você não se contamine e muito menos leve a contaminação para dentro de casa. Muitas pessoas já tinham alguns cuidados na rotina do lar, como não entrar com os sapatos da rua dentro de casa. Medidas que  colaboram como o processo de higienização do seu cantinho, afinal a sua casa precisa ser um ambiente acolhedor.

Vamos começar a organizar essa operação de guerra?

Primeiramente é importante que você tome nota de tudo que está precisando ou que vai precisar nas próximas duas semanas, ou no mês, caso você tenha o costume de fazer as compras do mês. Visite cada ambiente da casa e tome nota de tudo que vai precisar, de itens de higiene pessoal, limpeza do lar ou alimentação. Nada pode passar despercebido.

Converse com todos os integrantes da casa para saber se alguém precisa de algo específico. Feito isso, podemos iniciar a segunda parte da estratégia: fazer as compras online ou ir pessoalmente ao supermercado ou feira. No período em que vivemos o ideal é fazer as compras online, existem alguns supermercados que já contam com esse serviço, outros passaram a oferecer. Porém, eu mesma não consegui fazer as minhas compras online para receber em casa, apenas retirando no local.

Caso tenha que ir até o supermercado ou feira

Antes de sair de casa com a lista, escolha uma roupa confortável, mas que proteja seu corpo não deixando ele muito exposto. Se livre de todos os metais: brincos, anéis, pulseiras, colar e relógio, já que segundo especialistas o vírus se mantém vivo em superfícies metálicas por mais tempo.

Amarre seu cabelo e ao sair de casa higienize as mãos. Lembre-se, nunca coloque a mão no rosto, na boca, nariz ou olhos. Estamos em uma operação de guerra e vencer o inimigo da mania de meter a mão na cara é um dever nosso. Escolha os produtos, dê preferência ao pagamento no cartão para evitar ter contato com dinheiro e moedas.

Se possível forre o porta-mala do carro, se não, faça a higienização dele quando retirar os produtos. Ao entrar no carro higienize as mãos com álcool 70%, se não for possível não coloque a mão no rosto de maneira alguma. Ao chegar em casa retire os produtos da mala e deposite-os em alguma local da sua residência, de preferência fora de casa, assim como os sapatos.

Com as mãos limpas, vá retirando item por item da sacola e higienizando cada um deles com álcool 70% ou algum produto com cloro ou desinfetante. Cada item precisa passar por essa limpeza e as frutas, verduras e legumes higienizados de molho com água (1l) e água sanitária (2 colheres), por 10 minutos.

Feito isso é hora de higienizar o carro: limpe maçaneta das portas e do porta-mala, o local onde a feira foi transportada, todo o painel do motorista, freio, macha, porta, rádio, enfim, todo local por onde sua mão possa ter encostado. Existem sprays desinfetantes, mas o álcool líquido 70% também pode ser utilizado.

Separe a roupa e já leve para a lavanderia, assim como o sapato que utilizou para que sejam higienizados. Tome banho e lave os cabelos, ou ao menos leve as partes que ficaram expostas, até tomar banho.

Procure limpar os armários da cozinha e geladeira pelo menos uma vez por mês ou a cada 15 dias.

E assim vamos vivendo essa fase e aprendendo uma lição: planejamento e organização não só dão foco ao que realmente é importante, como faz com que nosso dinheiro seja bem empregado para o que de fato necessitamos. Até a próxima!

 

Autor

Olá, meu nome é Vanessa Braz, sou jornalista com 15 anos de atuação em diversas áreas da comunicação, trabalhando como repórter de tv, jornal impresso, na assessoria de imprensa, produção e apresentação. Neste projeto, compartilho minha experiência como personal organizer, trazendo conteúdo sobre organização para o meu público.

2 Comentários

  1. Bárbara Menezes Responder

    Excelente ! Parabéns Vanessa, ja fazemos isso de nao entrar com os calçados em casa e ja levamos para higienizar com desinfetante.
    Agora precisamos ter mais cuidados.
    Suas dicas vai ajudar muito.
    Agradeço Bárbara Menezes.

Escreva um comentário