A sensação é de caos e nessa hora alguma noção de organização pode dar luz à pós mudança

Todo processo de mudança não é fácil. Algumas pessoas sabem lidar melhor e outras menos, mas definitivamente, mudar causa algum efeito e quando falamos em mudança de residência, então! Hoje, meus desordeiros, eu compartilho um projeto de pós mudança que realizei e o quão desafiador foi fazer esse processo em 6 dias.

Para começar, a cliente estava saindo de uma casa de 220 metros quadrados, para um apartamento de 120 m² com dois cachorros de médio e grande porte. Exatamente: Oh My God! Eram muitas caixas espalhadas pelo apartamento e o local precisava estar pronto e transitável em 5 dias para ela receber as visitas da festa de Natal. Calculei que iria precisar de reforço e contratei mais duas POs (Personal Organizer) que trabalharam como minhas assistente, mas elas foram anjos na minha vida! Obrigada Dani Frota e Emília Anjos (olha, já tem até anjo no sobrenome).

O trabalho foi muito intenso e certamente desgastante para a cliente, que teve o desafio de fazer o descarte das coisas que não utilizava e de muitas coisas, por não haver espaço para guardá-las.

Eram mais de 100 sapatos e não havia espaço para guardá-los. Uma ou duas caixas foram para doação.

Sente a pressão com a quantidade de caixas. Faltava espaço para transitar no apartamento.

O marido da cliente adora cozinhar e tem muitos itens de cozinha: facas, máquinas de preparar massas e pilhas de temperos.

Nossa, Vanessa, mas por onde você começou?

Então, me peguei olhando para aquelas caixas e tinha que pensar rápido, afinal a gente tinha um prazo a ser cumprido. Então dividi as tarefas com as assistentes: uma foi para o quarto de hóspedes, onde as roupas do marido da cliente iam ficar e a outra me deu assistência na cozinha. Eu queria deixar a cozinha livre e organizada já que é um espaço bastante utilizado e por onde eles transitam muito. Então começamos pela cozinha e sala, enquanto uma assistente me auxiliava e depois quando o caos foi reduzindo ela assumiu o quarto da criança e a outra assistente ficou com o quarto de hospedes e a categorização das roupas.

O processo era esse: a gente abria as caixas e descobrir que o pessoal da mudança não tinha a menor ideia do significado da palavra organização e categorização. As caixas não estavam com todos os itens da mesma categoria. Eles estavam misturado com outras caixas, o que dificultava ainda mais a organização. Quando a gente pensava que tinha terminado uma parte, era abrir outra caixa e descobrir mais uma “porrada” de coisas.

Então o jeito era abrir, categorizar, descartar e organizar.

Apesar do pouco espaço, a cliente não abriu mão de muitas coisas, o que tornou a organização, em alguns setores, mais uma arrumação do que propriamente uma organização.

Além da corrida contra o tempo, o desafio maior era o pouco espaço para muitas coisas! E quando a cliente não mantém apenas o que usa e o que cabe, a personal organizer não faz mágica. Porém, para a cliente ficou super funcional e isso é o que importa!

A organização é um jogo de quebra-cabeça!

Durante o processo da organização precisamos avaliar o espaço que temos, como melhor aproveitá-lo e irmos montando esse quebra-cabeça. Foi assim durante todo esse processo de organização de pós-mudança.

Por hoje eu encerro com a cozinha e a sala livres da bagunça e com o aprendizado de que precisamos de organização na pré-mudança. Nas próximas postagens compartilho a organização dos quartos e banheiros. Até mais meus desordeiros!!!

Ps.: foi uma maratona que de fato faltou eu registrar melhor o antes e depois, mas acredito que dá para vocês visualizarem essa organização com o meu relato. Qualquer dúvida é só perguntar e compartilhe também suas experiências com a organização.

Autor

Olá, meu nome é Vanessa Braz, sou jornalista com 15 anos de atuação em diversas áreas da comunicação, trabalhando como repórter de tv, jornal impresso, na assessoria de imprensa, produção e apresentação. Neste projeto, compartilho minha experiência como personal organizer, trazendo conteúdo sobre organização para o meu público.

Escreva um comentário