Para alcançar seus objetivos é preciso ter clareza e organizar o caminho que irá trilhar

Imagem de Karolina Grabowska por Pixabay 

É muito comum e até tradicional encerrar o ano, estabelecendo metas a serem alcançadas no ano que se inicia. Há quem faça promessas para entrar na academia, emagrecer, ler mais livros e tantos outros objetos que se não forem visualizados ao longo do ano, podem, simplesmente, ser esquecidos. Isso porque somos tomados por uma atmosfera de esperança e nós deixamos contagiar com esse clima de final de ano. Porém, quando voltamos a rotina toda aquela empolgação pode desaparecer.

Daí, entra em cena a organização para trazer maior clareza e colaborar com o alcance das metas estabelecidas. Mas Vanessa, como a organização pode ajudar a alcançar metas? A resposta é: de várias formas.

Mas por onde começar?

Bem, acredito que o primeiro passo é criar categorias, como: trabalho, financeiro, saúde, lazer, família e amigos. Fica a seu critério estabelecer as categorias que são importantes para você e a partir delas fazer um esboço de coisas que você gostaria de fazer, objetivos a alcançar ou algo a melhorar. Depois que você colocar tudo no papel é hora de identificar o caminho que terá que percorrer para alcançar esses objetivos. Será que você terá que investir em algum curso? Economizar mais para ter um certo valor para viajar nas férias? Visitar mais os parentes? Se fazer mais presente na vida dos amigos? Ou mesmo ter perseverança na academia?

O processo pode demorar um pouco, mas será fundamental para você ter clareza do que quer, do que precisa fazer para alcançar esses objetivos e principalmente reconhecer quanto tempo você vai precisar para atingir suas metas. Esse é um ponto muito importante: identificar o tempo que vai levar. Já que nem sempre suas metas poderão ser alcançadas em um mês ou dois, talvez sejam necessários anos e sabendo disso, a ansiedade poderá ser controlada. É preciso ter pé no chão e lutar bastante!

Existem vários formas de manter essa organização de metas e planejamentos para o ano. Na verdade há planners diários, semanais, mensais e anuais. Para alguns a organização vai funcionar melhor no papel, seja na agenda, no planner, no postite ou através de aplicativos digitais, mas no fundo o que importa não é o meio e sim o agir. É preciso identificar o que funciona para você. Não adianta eu dizer que o melhor organizador de metas é o planner, se você não gostar de escrever ou que a melhor opção são os apps, se você não costuma interagir com o meio digital. Então, seja sincero com você mesmo e busque o meio que melhor vai te auxiliar.

Dicas que funcionam para mim:

1 – Avaliação das metas para o ano;

2- Fazer planejamentos mensais e semanais;

3- Ter o planejamento em um local visível, já que agenda e planner não funcionam muito bem comigo. Adoro ter um mural, no qual eu possa visualizar as minhas metas e os meus planos mensais e semanais;

4- Costumo anotar reuniões, exames, consultas e coisas do tipo na agenda do Google e no app Google Keep que possuem alerta e me ajudam a não esquecer de compromissos importantes, caso eu não consulte o meu planejamento semanal.

Espero ter contribuído com vocês, meus desordeiros queridos! Me contem o que acharam das dicas, compartilhem com seus amigos e espalhem a ideia da organização.

Autor

Olá, meu nome é Vanessa Braz, sou jornalista com 15 anos de atuação em diversas áreas da comunicação, trabalhando como repórter de tv, jornal impresso, na assessoria de imprensa, produção e apresentação. Neste projeto, compartilho minha experiência como personal organizer, trazendo conteúdo sobre organização para o meu público.

2 Comentários

Escreva um comentário