A consultora de imagem, Renata Brindeiro, dá dicas de como aproveitar cada peça do guara-roupa

 

Fala meus desordeiros! Hoje vamos aprender a organizar o guarda-roupa para deixá-lo mais funcional e assim desfrutar de todas as peças sem deixar nada encalhado. Para esse desafio eu conversei com a consultora de imagem, Renata Brindeiro, que deu dicas maravilhosas da profissão dela que vão te ajudar e muito na organização dos seus looks e do melhor aproveitamento do que tem no seu guarda-roupa.

Renata Brindeiro é consultora de imagem há um ano e encontrou na profissão a possibilidade de ajudar as pessoas. Ela queria fazer a diferença e de alguma forma impactar a vida delas. A paixão pela moda à levou para a consultoria de imagem, na qual exerce diversas funções, dentre elas a visita guiada ao closet.  “Nós analisamos o guada-roupa da cliente para conhecer as peças que ela tem e alinhamos com o que melhor se encaixa na cartela de cores, estilo e silhueta. Geralmente esse serviço é feito junto com uma personal organizer, que vai organizar o closet de acordo com a avaliação da consultora de imagem, para tornar o closet funcional para a cliente”, destacou Renata.

Além da vista guiada ao closet, Renata destaca a análise cromática como um dos serviços mais procurados. É através da análise cromática que a cliente vai saber quais são as cores que mais combinam com o tom da pele dela. “O resultado da analise vai proporcionar uma aparência mais jovem, rejuvenescida, além de tirar o aspecto de cansada diminuindo pequenas linhas de expressão e destacando a sua melhor versão”, afirma Renata Brindeiro.

https://www.instagram.com/p/B6JXmDKJpXu/?utm_source=ig_web_copy_link

A partir da análise cromática a pessoa passa a se conhecer melhor e a entender porque que algumas roupas não agradavam tanto e acabavam ficando encalhadas no guarda-roupa. “Isso é muito comum de observar nas análises que fazemos. A ausência de autoconhecimento pode levar a pessoa a compra por impulso e o resultado é encontrar peças sem uso, paradas no guarda-roupa”, disse Renata Brindeiro.

Dicas da Renata

O primeiro passo para ter um guarda-roupa funcional é você se conhecer. O autoconhecimento vai te levar a escolhas mais assertivas. Então para começar é importante fazer a análise cromática, porque assim será possível identificar as cores que realçam o seu melhor. “A análise de silhueta e estilo, também são serviços que podem auxiliar no autoconhecimento, já que não são só as cores que vão influenciar nas peças que vão lhe cair bem. É preciso respeitar o formato do corpo para entender o que te veste bem e saber o seu estilo para comprar de acordo com ele”, destacou Renata.

Mas enquanto a consultoria não é feita, Renata recomenda que você tenha coisas que combinem entre si. “Fazer uma coordenação de cores e tentar ao máximo comprar peças que sejam funcionais e que combinem entre si, para não ficar com várias coisas no armário soltas, sem que nada combine com nada”, disse ela. No Instagram, ela apresenta várias opções de combinações que podem ser exemplo na hora de formar um look.

https://www.instagram.com/p/B3Zazhrp2FA/?utm_source=ig_web_copy_link

Mesmo conhecendo o seu estilo e as cores que mais combinam com você, não significa que agora o seu guarda-roupa deverá ser minimalista. Segundo Renata, há muitas pessoas que consomem bastante mesmo conhecendo sua cartela de cores e os looks que mais combinam com ela. A diferença é que com o autoconhecimento, dificilmente uma peça ficará encalhada, sem uso. “Sem falar que após uma consultoria, a pessoa fica com um sentimento de gratidão. Ela se sente melhor com a própria imagem e do impacto positivo nos comentários que recebe. Nós acolhemos as pessoas e mostramos suas melhores versões. Isso gera autoconfiança e amor próprio. Esse é o meu objetivo: que as pessoas se sintam bem, que olhem para o espelho e não queriam sair correndo”, finalizou.

Estilo x Peças Coringa

Para poder criar uma lista de peças que podem ser coringa no guarda-roupa feminino, vale destacar que é importante conhecer o seu estilo. E o estilo dificilmente é único, a pessoa pode ter dois, três ou mais estilos. Há quem defenda a tese de que existam 7 estilos universais:

1 – Natural Esportivo: roupas práticas e casuais, de modelagem básica, confortáveis e leves.

2 – Tradicional: peças de excelente qualidade, bom caimento, duráveis e principalmente discretas.

3 – Refinado: considerado o mais elegante dos estilos. As peças são clássicas e de caimento perfeito, porém modernas com detalhes sofisticados e luxuosos.

4 – Romântico: peças são soltas e fluidas no corpo, como saias rodadas e blusas com pregas. Prega a leveza e delicadeza.

5 – Sexy: peças que valorizam o corpo, com decotes, fendas e recortes. Demonstra uma mulher forte e poderosa.

6 – Dramático Urbano: referência geométrica e contemporânea. A imagem que transmite é de uma mulher ultramoderna e de personalidade marante. Jeans destroyed, blusas e casacos volumosos, gola alta, jaqueta de couro, peças estruturadas e de design marcante, coturno e outros sapatos pesados, marcam este estilo.

7 – Criativo: é a mistura dos outros 6 elementos, com sobreposições, mistura de elementos e cores.

Uma técnica que pode te ajudar é salvar aqueles looks que você se apaixonou e criar as pastas de estilos. Assim, quando você menos esperar vai ter criado um catálogo com os seus estilos. A partir daí é buscar as peças chaves e fazer as composições funcionais, ou seja, aquelas que combinam entre si. Aposte também em acessórios como cintos, colares, chapéus e bolsas para transformar seus looks.

Fonte de informações e imagens: https://myps.com.br/

No guarda-roupa

Feito todo esse caminho, a organização do guarda-roupa deverá priorizar as peças que você mais utiliza deixando elas de forma acessível.

Organizá-las em cabides costuma ser a solução mais prática, pois a peça já estará a mão e não corre o risco de estar amassada.

Quando dobrar as peças, divida elas por categorias: camisas regatas, camisas com manga curta, manga longa, vestidos curtos, longos, enfim, dessa forma fica fácil localizar cada look.

Outra dica é sempre que a roupa for lavada e volta para o guarda-roupa, que ela vá para o final da gaveta para que você dê a chance de outras peças serem usadas.

Espero que tenham gostado das dicas de hoje! Agora é a vez de de vocês colocarem em prática tudo que aprenderam, então #vaiorganiza

Autor

Olá, meu nome é Vanessa Braz, sou jornalista com 15 anos de atuação em diversas áreas da comunicação, trabalhando como repórter de tv, jornal impresso, na assessoria de imprensa, produção e apresentação. Neste projeto, compartilho minha experiência como personal organizer, trazendo conteúdo sobre organização para o meu público.

Escreva um comentário