O processo começa antes mesmo da organização das roupas dentro da mala

Imagem Pixabay – MorningbirdPhoto

Fala meus desordeiros!!!

Estou de férias na TV Tambaú, mas produzindo conteúdo para vocês, então me valorizem e compartilhem esse conteúdo que será super útil, nesta época do ano. É que numa viagem de final de semana, lembrei de algo que incomoda muita gente: organizar a mala de viagem!

Como fazer a mala de viagem de maneira funcional, sem que ela fique ameaçando explodir a qualquer momento de tanta coisa que você colocou dentro? A resposta está no antes de organizar as roupas e itens dentro da mala. Isso mesmo é preciso fazer um planejamento, por isso a organização da mala deve ser feita com pelo menos dois ou três dias antes da viagem.

Para viajar, geralmente, as pessoas se programam: estabelecem o destino, quantos dias vão ficar fora, os passeios que vão fazer e quanto vão gastar. O que muitas vezes acontece é que as pessoas acabam deixando para organizar a mala na véspera da viagem e o resultado costuma ser estresse, uma mala superlotada de coisas que você nem vai usar e o esquecimento de itens que farão falta.

Para começar

Então para iniciar esse processo, vamos começar analisando a viagem que será feita. Mas como assim Vanessa? Simples, você deve olhar por exemplo o destino, se vai exigir roupa de frio ou mais leve, quantos dias você vai ficar fora, qual o roteiro para cada dia, se vai ter ocasiões especiais como um evento social. Enfim, analise a sua viagem e coloque tudo no papel:

1 – Destino: quente, frio, litoral, campo, etc;

2- Quantos dias você vai ficar fora?

3- Roteiro de passeios para cada dia – aqui é importante, de fato, descrever o roteiro para que a gente possa saber como será a sua rotina e dessa forma organizar o próximo item.

4- Quantos looks você vai precisar? Aqui é apenas uma noção de acordo com o seu roteiro. Se você vai ter um dia que vai para a praia, depois volta para o hotel, tomar banho e vai almoçar no shopping e a noite vai para a balada, então você vai precisar de 3 looks: praia, almoço e balada.

Próximo passo

Feito isso, vamos aprofundar essa análise de acordo com o seu roteiro. A ideia é selecionar os looks que sejam funcionais, como por exemplo: você pode levar um único short e ter três looks diferente. Não é preciso levar três shorts para compor três looks. Entendeu a lógica?

E para que você tenha certeza das suas escolhas, vista as composições que você fizer e fotografe. Isso mesmo, faça uma galeria com as fotos dos looks que você vai usar na viagem. Essa técnica pode até ser trabalhosa, mas vai garantir que apenas as peças e composições que você gostou estarão na mala. Além de agilizar na hora de se vestir durante a viagem, já que você sabe, exatamente, o lookque vai usar no dia x, para o passeio y.

Cuidado com a escolha dos sapatos. Dê preferência aos confortáveis, já´que em viagem costumamos andar bastante. Procure fazer composições das quais você possa aproveitar o mesmo sapato e aquele maior, que pode ocupar mais espaço na mala, viaje com ele nos pés. Assim você ganha mais espaço na mala.

Mão na massa

Para facilitar, você pode utilizar necessaires ou kits de organização por categorias: roupa íntima, higiene pessoal, maquiagem, remédios, calçados, roupas e acessórios. Além disso, as roupas podem ser organizadas de diversas formas, uma delas vou demonstrar com as ilustrações abaixo. É um sistema de organização que otimiza espaço e evita que as roupas amassem tanto.

Imagem Pinterest – Maria Vitrine

Outra opção, de como organizar a mala de viagem, eu mostro no meu Instagram https://www.instagram.com/vaiorganiza/?hl=pt-br

Espero que tenham gostado, compartilhem o conteúdo e aproveitem as férias ou um passeio de final de semana com a mala bem organizada. Até a próxima!!!

Autor

Olá, meu nome é Vanessa Braz, sou jornalista com 15 anos de atuação em diversas áreas da comunicação, trabalhando como repórter de tv, jornal impresso, na assessoria de imprensa, produção e apresentação. Neste projeto, compartilho minha experiência como personal organizer, trazendo conteúdo sobre organização para o meu público.

1 Comentário

  1. Adorei seu conteúdo Parabéns, bem completo e dinâmico.
    Era exatamente o que eu estava buscando na internet e
    todas as minhas dúvidas foram tiradas aqui. Muito sucesso e
    gratidão!

Escreva um comentário