Olá meus desordeiros, vamos colocar a vida financeira em ordem? Então, vem comigo que hoje vou compartilhar com vocês uma fórmula que aprendi com o livro “Me Poupe”, de Nathalia Arcuri, assim como apresentar um casal que conheci e que é exemplo de organização e prática.

Para começar vale uma reflexão: será que estamos usando o nosso dinheiro, tão suado, da maneira correta? Dedicamos horas do nosso dia trabalhando, ficamos longe da nossa família e de atividades que gostaríamos de fazer, mas precisamos trabalhar para pagar as contas básicas de uma vida, mesmo que simples.

Ter organização na vida financeira é um passo importante para uma vida equilibrada e para a sua saúde mental. De acordo com uma pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito, SPC Brasil e a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, CNDL, dois em cada três inadimplentes (65,6%) se sentem deprimidos, tristes e desanimados por estarem devendo. E o que é ainda pior: 16,8% acabam recorrendo a algum vicio para controlar a ansiedade como o cigarro, a comida ou o álcool.

Tá vendo aí a importância da organização financeira?

Então para começar! Anote no papel o quanto você ganha ou a média do que ganhar nos últimos seis meses, caso seja autônomo. A partir daí, você deve anotar todos os seus gastos fixos, aqueles que são sempre os mesmos valores como a conta da internet, da TV a cabo, do plano de saúde e depois anote aqueles fixos variáveis que são aqueles que dependem do quanto você consome, como a conta de energia, de água, a gasolina, mas anote tudo! Tudo mesmo!!! Depois anote os seus gastos dos últimos dois meses e que não fazem parte do perfil desses anteriores. São gastos com lanche, cafezinho, restaurante ou salão de beleza.

Feito isso é hora de analisar onde você tem gasto mais seu dinheiro e onde é possível reduzir esses gastos. Por exemplo, você talvez não precise pagar o pacote de serviços da sua conta bancária. Você pode solicitar o pacote básico de serviços que é gratuito em todos os bancos e um direito seus, segundo a resolução 3.919, art. 2º, inciso I do Banco Central do Brasil. Link aqui – https://www.bcb.gov.br/estabilidadefinanceira/tarifas3594

Vamos para a fórmula 70/30

Essa receitinha eu aprendi no livro Me Poupe e é bastante simples. A autora, Nathalia Arcuri, divide o nosso rendimento em duas partes: 70% para cobrir os custos de hoje e 30% para suas metas de amanhã.

Partindo desse princípio ela cria “envelopes” para deixar tudo mais fácil de entender e coloca como exemplo, uma pessoa que ganhar 1 mil reais por mês. São cinco envelopes:

  • 55% ou 550 reais para o que é essencial – aqui você deve colocar tudo aquilo sem as quais você não conseguiria viver. Desde o básico, como a cesta básica de alimentação, até a academia ou o cafezinho. São coisas que você considere essenciais.
  • 5% ou 50 reais para educação – esse é o fermento para que você possa se qualificar e dessa forma crescer e almejar melhores rendimentos. E não adiante reclamar achando que 50 reais não paga nenhum curso, porque tem qualificações gratuitas e outras online que são bem baratinhas. Vou deixar aqui duas dicas: Sebrae e Udemy.
  • 20% ou 200 reais para objetivos de curto, médio e longo prazo – aqui estão aqueles desejos, sejam eles uma bolsa, uma viagem ou uma casa em um condomínio. Com metinhas, metas e metonas traçadas a tendência é manter o foco nesses objetivos e batalhar para alcançá-los.
  • 10% ou 100 reais para a aposentadoria – vocês estão vendo a reforma da previdência e mesmo sem ela, basta conversar com um aposentado para saber se ele esta satisfeito com o quanto ganha. Então, faça uma reserva que vá complementar sua aposentadoria.
  • 10% ou 100 reais para gastar com o que você quiser – aqui vai aquele chutar no balde! Gastar com o que te dê prazer, sem ter que dar satisfação a ninguém. Pode ser comprar presentes para pessoas queridas, fazer doação ou gastar essa grana toda em uma única garrafa de espumante.

Daí, surgem os questionamentos: mas Vanessa como que eu vou levar uma vida com o essencial, apenas com 550 reais? E a resposta dura que Nathalia me deu foi: se você não consegue viver com isso é porque está levando uma vida que não é sua. Além disso, ela também me ensinou que é possível mudar essa realidade e aumentar o valor do essencial com renda extra. E é aí que eu entro com a história do casal que conheci.

Casal vende paçoca para realizar sonho

Eu conheci John Pércopa e Mari Pércopa em uma reportagem que fiz para a Tv Tambaú, onde trabalho como repórter. O casal está junto há 3 anos e alimentam o sonho de ser piloto. Porém este sonho custa caro: 85 mil reais para cada um. A saída foi fazer renda extra vendendo paçoca a 1 real. Para muitos poderia ser uma humilhação, mas para eles a opção foi encarada como garra e em menos de 6 meses já conseguiram mais de 12 mil reais. Um sonho que demoraria 85 anos, guardando 100 reais por mês, agora foi reduzido a dois anos e meio. Qual o tamanho do seu sonho? E qual o tamanho da sua força de vontade para conquistar esse sonho? A diferença está exatamente aí, nem sempre nos esforçamos o suficiente ou buscamos ajuda correta.

Veja o vídeo com eles:

https://www.instagram.com/stories/highlights/18086272582017379/?hl=pt-br

Veja a reportagem com eles

Espero que essa organização financeira tenha te inspirado! Vai, Organiza!!!

 

 

Autor

Olá, meu nome é Vanessa Braz, sou jornalista com 15 anos de atuação em diversas áreas da comunicação, trabalhando como repórter de tv, jornal impresso, na assessoria de imprensa, produção e apresentação. Neste projeto, compartilho minha experiência como personal organizer, trazendo conteúdo sobre organização para o meu público.

4 Comentários

  1. Adorei a matéria !!! A organização vai além de organizar um guarda roupa, um armário , a casa como um todo . A organização Financeira é muito importante para que as outras áreas estejam organizadas .

    • Vanessa Braz Responder

      Que bom que gostou!!!
      Da mesma forma é preciso hábito e força de vontade. Se fosse fácil todos nós estariam ricos e bem sucedidos.

Escreva um comentário